linda insta

Reportagens Edição 173 - Novembro de 2022

Vilões da saúde


Dienifer é nutricionista, pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

Alternativas para eliminar os industrializados  

 

 

Os alimentos industrializados são irresistíveis e estão entre os preferidos de muita gente. Por estarem tão presentes na nossa vida, parece uma tarefa difícil substituí-los, mas fazer isso significa dar o primeiro passo para ter um estilo de vida mais saudável e evitar complicações na saúde. O motivo é simples: os alimentos industrializados possuem aditivos químicos que causam hipertensão, diabetes, excesso de peso e até câncer.  

 

Segundo a nutricionista Dienifer Weirich Lopes, 26, para eliminar os industrializados, não é necessário entrar de cabeça em uma dieta rigorosa. “São soluções simples, que podem ser feitas em casa, para que hábitos alimentares mais saudáveis sejam inseridos aos poucos no dia a dia”, explica.  Por isso, o segredo é fazer trocas inteligentes! E para te ajudar, a profissional preparou dicas de alimentos que podem facilmente ser substituídos. 

 

 

Refrigerante e sucos em pó

por água com gás aromatizada 

Refrigerantes e sucos são constituídos basicamente por conservantes e açúcar e não oferecem nenhum nutriente. Além disso, a longo prazo, podem causar obesidade e aumento da pressão arterial. 

 

Biscoitos industrializados 

por cookies ou bolos caseiros 

A maioria dos alimentos industrializados não nos proporciona saciedade, porque são pobres em nutrientes, fazendo com que a gente consuma em grande quantidade. O perigo é que eles são ricos em calorias, pois contêm grandes quantidades de gorduras, açúcares e sódio. O consumo de biscoitos, em especial, aumenta o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. 

 

Salgadinhos

por salgados de cereais, leguminosas ou legumes assados 

Ricos em gordura trans e sódio, os salgadinhos fazem parte desses produtos que só nos fornecem calorias, pois são ultraprocessados. Seu consumo aumenta os níveis de colesterol ruim (LDL), podendo, com o tempo, ocasionar problemas cardíacos. 

 

Lasanhas, pizzas e hambúrgueres industrializados

por congelados feitas em casa 

Alimentos industrializados congelados são ricos em sódio, gorduras e aditivos alimentares. Por isso, se preferir refeições congeladas, opte por aquelas produzidas em casa. 

 

Caldos e temperos prontos

por ervas frescas ou secas 

Caldos e temperos prontos fazem parte do preparo de refeições de muitas pessoas. Porém, devido às quantidades excessivas de conservantes, sal, substâncias químicas, gorduras e até mesmo açúcar, eles podem aumentar os riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes e até mesmo câncer. 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 190 - Junho de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600