linda insta

Reportagens Edição 173 - Novembro de 2022

Cólica menstrual


Amenize a dor nesse período

 

 

Quem sofre com os sintomas intensos das cólicas menstruais, já sabe: por mais que seja um processo natural, o desconforto impede a prática de tarefas simples do dia a dia. Em casos mais severos, as dores se intensificam, podendo provocar enjoo, enxaquecas, vômitos e até mesmo desmaios. 

 

Pesquisas indicam que a cólica atinge quase 75% das mulheres, chegando, para algumas, antes mesmo do sangramento, e perdurando até o fim da menstruação. No entanto, algumas dicas fáceis podem ser adotadas nesse período para amenizar a dor, como a escolha certa de posições. O segredo é promover calor na região do útero, pois a temperatura melhora a circulação sanguínea e causa relaxamento muscular, diminuindo, assim, os espasmos do útero. 

 

 

ATENÇÃO!  

Cólicas muito fortes não são normais e costumam estar relacionadas a complicações que merecem atenção. Por isso, se esse for o seu caso, procure atendimento profissional para investigar os motivos.  

 

 

Confira algumas posições: 

Bruços: 

Deitar de barriga para baixo deixa a região do abdômen aquecida e o útero bem acomodado, gerando uma sensação de alívio e bem-estar. 

 

 

Balasana: 

Se você sofre com aquele desconforto na lombar durante o período menstrual, fique sabendo que existe uma posição infalível para aliviar essas dores. Essa posição consiste em ajoelhar com o peito do pé encostado no chão e ir alongando o tronco até as coxas, com os braços esticados para frente. Uma dica importante é deixar o corpo totalmente relaxado, apoiando a testa no chão e controlando a respiração.  

 

 

Posição fetal: 

Esta é uma excelente opção para aliviar a cólica na hora de dormir. Deitar de lado e abraçar as pernas em torno de si ajudam a relaxar os músculos abdominais e amenizar as contrações do útero ao expelir o endométrio. 

 

 

Abraço lateral: 

Essa posição é parecida com a fetal, mas não é exatamente igual. Basta deitar de lado e passar os braços em volta da barriga. Assim, você estará aquecendo a região abdominal e, consequentemente, aliviando a cólica.  






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600