linda insta

Reportagens Edição 172 - Outubro de 2022

Como você escolhe o travesseiro?


“Um travesseiro confortável, que alinhe o ombro com a cabeça, vai te proporcionar um sono de mais qualidade e um dia mais produtivo”. Marcos Costa

Ele pode interferir na qualidade do seu dia

 

 

Você sabia que o travesseiro influencia diretamente na qualidade do seu dia? Um detalhe que parece ser simples, como comprar um travesseiro qualquer escolhendo apenas pela estética ou pelo preço, pode sair muito caro para a saúde.  

 

Para saber se você está usando o travesseiro certo, preste atenção nas orientações do fisioterapeuta Marcos Costa, 40, com 17 anos de profissão. 

 

 

Corpo alinhado 

É importante que o travesseiro seja firme o suficiente para manter alinhada a altura do ombro com a altura da cabeça, estabelecendo uma posição “neutra” da cervical durante a noite. O ideal é que o travesseiro tenha um formato côncavo, como os modelos anatômicos ou ortopédicos, que, por serem mais altos na parte superior, facilitam o encaixe adequado da cabeça. 
 

“Também é importante avaliar a condição do colchão, pois um acessório dá suporte ao outro. Um colchão em mau estado não proporciona base para um bom travesseiro, além de prejudicar o alinhamento lombar”, considera o profissional. 

 

Torcicolo
A maioria dos casos de torcicolo provém de uma má postura ao dormir. Quando a cabeça não está alinhada com o restante da coluna, os músculos também se mantêm desalinhados durante a noite, causando tensões que se transformam em torcicolos. Da mesma forma, a posição de bruços (barriga para baixo) durante a noite, se mantida por longos períodos, causa o mesmo problema. 

 

Gestantes
As gestantes, além de utilizarem um travesseiro para sustentação cervical, também possuem a opção do travesseiro de corpo, que tem um comprimento maior e deve ser confeccionado com material que propicie uma “leitura do peso” das pernas e da barriga, para que não ceda durante o uso e mantenha os alinhamentos necessários. O material mais indicado é o viscoelástico. 

 

 

É correto usar vários travesseiros para descongestionar o nariz? 

“Não, pois um número elevado de travesseiros pode levar a um problema na coluna, prejudicando o seu alinhamento, causando tensões musculares e dores articulares. A congestão nasal, na maioria dos casos, vem de problemas alérgicos. Por isso, fique atento à qualidade do travesseiro, pois aqueles produzidos com materiais de baixa qualidade tendem a proporcionar a proliferação de ácaros e fungos na sua espuma, aumentando as chances de reações alérgicas”, explica. 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600