linda insta

Reportagens Edição 172 - Outubro de 2022

Lavar o cabelo todo dia faz mal?


Paula Rizzati é especialista em Medicina Capilar

Tire essa e outras dúvidas sobre oleosidade

 

 

Uma das perguntas que certamente já passou pela sua cabeça, especialmente se você sofre com a oleosidade do cabelo, é se lavá-lo todos os dias pode ser prejudicial ao couro cabeludo. Isso porque é comum ouvir por aí que tal prática “faz mal” e danifica os fios. A verdade é que lavar o cabelo diariamente é uma forma de higiene como outra qualquer. A diferença é que alguns cuidados são essenciais para não causar ressecamento e outros malefícios.  

 

A médica dermatologista pós-graduanda em Tricologia e Medicina Capilar Paula Rizzatti, 37, atua nessa área há 13 anos. Ela esclarece que tal suposição é mito e que lavar os cabelos todos os dias ajuda a conservar a saúde do couro cabeludo. “Mantê-lo sempre limpo é um hábito excelente e fundamental para o controle da oleosidade, diminuição da caspa, dermatite seborreica e até mesmo para a melhora da calvície”, explica.  

 

 

Cuidados pós-lavagem 

Independentemente da frequência da lavagem, lembre-se de secar o cabelo delicadamente com a toalha, a fim de evitar danos. A água tira as fontes de resistência dos fios, deixando-os mais fracos e propensos à quebra. Por isso, nada de esfregar para secar! Procure dar leves “amassadas” com a tolha, apenas para retirar o excesso de água. 
 

 

Outra dica importante e que está na lista de hábitos saudáveis para o cabelo é usar protetor térmico após as lavagens. O produto tem o objetivo de prevenir agressões externas, como o sol, o vento e, claro, o uso de secador, chapinha e babyliss.  

 

 

Dicas para conservar os fios sempre bonitos e saudáveis  

- Lave sempre o couro cabeludo com água morna ou fria. 

- Lave somente o couro cabeludo, não as pontas dos fios, pois esta região tem pouca oleosidade e o contato com o produto pode acabar causando ressecamento. 

- Utilize a ponta dos dedos para massagear o couro cabeludo, nunca a unha, pois, mesmo curtas, podem causar irritação e até mesmo pequenas feridas. 

- Aplique o xampu apenas uma vez e enxague. 

- Sempre finalize a lavagem com condicionador ou máscara, somente do comprimento para baixo, evitando a raiz. 

- Use xampu “low poo” (produtos que têm ação detergente mais suave) duas vezes na semana. Esses xampus podem ser encontrados na internet ou em lojas especializadas em produtos capilares. 

- Nunca durma com o cabelo molhado, pois a umidade, associada ao calor do couro cabeludo, favorece o aparecimento de fungos e caspa. 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 189 - Maio de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600