linda insta

Reportagens Edição 172 - Outubro de 2022

Intolerância à lactose é para sempre?


Inchaço na barriga, gases e diarreia são sintomas frequentes

Ela está presente na vida de 70% dos brasileiros

 

 

O termo é bastante comum, e cada vez mais pessoas têm apresentado essa condição. Este é o nome que se dá à incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar presente no leite e seus derivados. Ela ocorre quando o organismo não produz ou produz em quantidade insuficiente uma enzima digestiva chamada lactase. 

 

Pesquisas recentes mostram que 70% dos brasileiros apresentam algum grau de intolerância à lactose, que pode ser leve, moderado ou grave. Mas o que todo mundo se pergunta é se essa condição pode ser revertida ou não. A resposta é: depende. Isso porque a intolerância pode ser primária ou secundária, havendo, neste segundo caso, uma esperança de cura através de tratamento. 

 

O problema maior ocorre quando a intolerância é primária, condição que, infelizmente, é a mais comum. Nesses casos, ela é congênita, ou seja, apresenta-se no nascimento e permanece para o resto da vida.  

 

Dentre diversos sintomas, alguns são mais frequentes, como inchaço na barriga, gases e diarreia constante. Eles costumam aparecer minutos ou horas depois da ingestão de leite in natura, de seus derivados (queijos, manteiga, creme de leite, leite condensado, requeijão, etc.) ou de alimentos que possuem leite em sua composição. 

 

 

Como substituir os alimentos? 

Tanto o leite integral quanto o semidesnatado ou o desnatado possuem lactose. Portanto, o desafio é substituir esses alimentos por opções que podem ser consumidas sem nenhum prejuízo à saúde dos intolerantes. Por isso, priorize: 

- Todos os legumes e hortaliças, incluindo os de cor verde-escura, como espinafre, agrião, rúcula, couve, mostarda, quiabo e caruru. 

- Frutas frescas: como laranja, maçã, banana, morango, pera, caqui, manga, melão e melancia. 

- Laticínios sem lactose: leite, iogurte e queijo. 

- Sementes: linhaça, gergelim, chia e girassol. 

- Peixes e frutos do mar: salmão, sardinha, pescada, lambari e camarão. 

- Cereais integrais: arroz, macarrão, pão e aveia. 

- Leguminosas: feijão, soja, lentilha e grão-de-bico. 

- Proteínas magras: tofu, frango, peru, pato, codorna e ovos. 

- Tubérculos: aipim, cará, inhame, mandioquinha, batata e batata-doce. 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600