linda insta

Reportagens Edição 172 - Outubro de 2022

Os mandamentos da etiqueta


“Seguir regras de etiqueta não significa forçar ser outra pessoa. É simplesmente ser o melhor que você puder consigo mesmo, com seus familiares e com os amigos do coração”. Eliane Schuch

Regras básicas para conviver (bem) em público 

 

 

Tudo bem que não fazemos parte da realeza britânica, cheia de cerimônias, conjunto de regras e formalidades. Mas, para conviver de forma civilizada e em harmonia com outras pessoas, não podemos ignorar alguns limites ou fugir de certos comportamentos sociais. 

 

Para Eliane Schuch, 70, professora estadual aposentada e referência em elegância e etiqueta, duas palavras são essenciais: ética e empatia. Para simplificar, ela preparou um guia prático de boas maneiras que devem ser levadas em conta quando estamos em público. Confira as principais: 

 

 

Coloque-se no lugar do outro 
Isso não é tão difícil! Cumprimente sempre os que te rodeiam e com quem você trabalha, inclusive aquela pessoa que está varrendo a rua, afinal, ela está deixando a cidade limpa para a comunidade. 

 

Não fale alto
A não ser que seja um incêndio ou para salvar alguém que está prestes a ser atropelado. O espaço do outro sempre deve ser respeitado. 

 

Não reclame
Você conhece aquela pessoa que todos se escondem? Que, junto com ela, carrega um rosário de queixas e conflitos? Pois, então, não seja inconveniente a esse ponto.  

 

Não seja o centro das atenções
Nunca, jamais, comece a frase com “eu”. É muito desagradável pessoas que necessitam de holofotes o tempo todo. O reconhecimento vem com trabalho e educação. 

 

Evite perguntas indiscretas
Perguntas provocativas, como, por exemplo, “quanto mesmo você ganha?” ou “quanto gastou nessa festa?”, são extremamente deselegantes e desconfortáveis. Lembre-se sempre: discrição é tudo! 

 

Não interrompa
Jamais “corte” alguém que está falando. Às vezes, é ruim ficar ouvindo uma pessoa que não dá chance para a outra se comunicar. Contudo, até mesmo as crianças são ensinadas a ouvir e não interromper. Portanto, aguente firme! 

 

Não se atrase
Esta é uma regra que está em todos os protocolos desde sempre! Ser atrasado não é sinônimo de ser casual e descolado. A falta de pontualidade é sinal de desrespeito e desorganização.  

 

Seja gentil
Gestos de cortesia nos aproximam e nos tornam referência em elegância. Sorria sempre que possível! Somos todos humanos e precisamos do olho no olho, do abraço e do aperto de mão.  






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600