linda insta

Reportagens Edição 169 - Julho de 2022

Osteopatia


“A osteopatia aborda o indivíduo de maneira global, e busca tratar as causas e não apenas os sintomas”. Bruno Dittberner.

Alívio da dor com técnicas manuais

 

 

Liberar as restrições que o corpo humano apresenta para que tudo funcione é o principal objetivo da osteopatia, uma especialização dentro da Fisioterapia. O tratamento é feito sem o uso de aparelhos da fisioterapia e utiliza somente técnicas manuais, a fim de ajudar na recuperação, manutenção e restabelecimento do equilíbrio de todos os sistemas do organismo.  

  

Geralmente, esse tratamento é indicado para pessoas que têm problemas como luxações, espasmos musculares, dores no nervo ciático, músculos e articulações. As técnicas aplicadas ajudam a melhorar a movimentação das articulações, aliviam a tensão muscular e melhoram a circulação sanguínea.  

  

Bruno Dittberner, 30, fisioterapeuta com especialização em osteopatia, explica que antes de iniciar o tratamento, o paciente passa por uma avaliação completa, que vai analisar seu histórico de sintomas e seu estilo de vida. “A osteopatia busca identificar a origem da dor, e, assim, descobrir sua causa. Por isso, é levado em consideração todo o contexto do organismo, agindo de forma estratégica e promovendo o equilíbrio de todas as funções do corpo”, considera.    

  

 

Gestantes  
A partir do quarto mês de gestação, a mulher já pode sentir as alterações corporais, viscerais e dores na coluna. É comum que apareçam sintomas como náuseas, distúrbios do sono, alterações vasculares e dores, além da exaustão. Nesses casos, a osteopatia age para aliviar essas sensações, em conjunto com acompanhamento médico. 

 

 

Osteopatia e quiropraxia: qual a diferença?  

De modo geral, na Quiropraxia a coluna vertebral é o principal objeto de estudo, uma vez que é considerada a causa fundamental dos incômodos. Em contrapartida, na osteopatia são abordados, de forma integrada, todos os sistemas corporais profundamente, como o sistema visceral, nervoso, vascular e musculoesquelético, em busca do reequilíbrio corporal.





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600