linda insta

Reportagens Edição 168 - Junho de 2022

A nova trend do crochê


Mãe e filha dedicam-se, juntas, ao trabalho artesanal e buscam transformar a vida de mulheres com acessórios exclusivos e elegantes

Entenda por que ele é o queridinho do momento 

 

 

Em 2022, uma tendência chegou com tudo no mundo da moda: o resgate do crochê. A técnica que atravessa gerações deixou de ser considerada item de casa de vó para ganhar espaço em diversos segmentos. Um deles é a confecção de acessórios. As propostas variam em cores e estilos e podem ser personalizadas conforme o gosto de cada cliente.  

 

A exclusividade dos itens é, sem dúvidas, um dos grandes diferenciais para apostar nessa trend. Pela produção ser totalmente minuciosa e feita à mão, não se corre o risco de esbarrar em uma festa com um acessório igualzinho ao seu! Outro motivo que torna o crochê ainda mais amado é o consumo consciente, pois, em muitas confecções, são utilizadas linhas ecológicas. 

 

Foi unindo a criatividade com o talento que Jeane, 56, e Manuela Cella, 27, mãe e filha, decidiram empreender nessa área. Elas produzem artesanalmente bolsas e acessórios em crochê e estão no mercado desde abril deste ano. Pela sua versatilidade em atender a todos os estilos, a técnica tem se feito presente tanto em produções clássicas quanto modernas. “A clutch é um modelo de bolsa que combina com o estilo tradicional, dependendo da cor e do ponto escolhido, e também atende ao estilo mais contemporâneo, com a confecção em diferentes tipos de pontos, botões, fechos e até a utilização de correntaria em alguns detalhes”, conta Jeane.  

 

É por isso que tantas celebridades vêm se rendendo ao charme do crochê. Segundo Manuela, que além de empreendedora também atua como advogada, se a técnica for utilizada no acessório, certamente é ele quem vai acabar roubando a cena do look. “Composições monocromáticas ficam muito bem com uma bolsa de crochê, assim como looks mais neutros. Um vestido clássico, liso, com um bom corte, ganha uma outra cara com uma bolsa de crochê em um modelo elegante e com ponto bem trabalhado. Já um look mais casual, como uma calça de couro, tênis e jaqueta jeans, combina superbem com um modelo de bolsa transversal com correntaria”, explica.   

 
 
Crochê não é mais coisa de vó! 
Para as empreendedoras, a moda consciente é um dos principais fatores que fez o crochê se reinventar de maneira criativa e inovadora. “Estamos cada vez mais desconstruindo algumas ideias e construindo outras em busca de um mundo e de uma sociedade mais consciente ecologicamente. A adoção de novos padrões de consumo e de produção, de modo que haja o aproveitamento de recursos naturais, utilização de matéria-prima residual e confecção integralmente artesanal são aspectos que têm ganhado cada vez mais destaque no mercado da moda”, revelam. 
 
 
Você sabia?
O tempo de produção depende do modelo da peça. As bolsas clutch, por exemplo, que são bolsas de mão semelhantes a carteiras, têm capacidade de produção de até cinco unidades em um dia. Já modelos como bolsas laterais e transversais com correntaria ou couro podem levar até dois dias para serem finalizados. Esse tempo é considerado se o material já estiver em mãos. Caso precise buscar algum item com fornecedor, o tempo de produção pode ser maior. 





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600