linda insta

Reportagens Edição 168 - Junho de 2022

Quer mudar de carreira?


“Antes de fazer uma transição de carreira, pense no que você quer para a sua vida. Essa é a resposta que vai nortear todas as suas decisões”, Angel Gomes.

Sinais alertam para o momento ideal 

 

 

Salário mais alto, flexibilidade de horários, crescimento profissional, estabilidade financeira. Esses são alguns dos motivos que deixam aquela pulguinha atrás da orelha quando o assunto é carreira. Para a geração Z, que são as pessoas nascidas entre 1995 e 2010, mudar de profissão é tão natural, que passa a ser até instigante! Mas esse grande desafio não tem momento e nem idade certa para acontecer - e isso não é nenhum problema. 

 

Para Angel Gomes, 28, empresária, mentora e escritora, buscar novos ares não é uma tarefa fácil, mas, na maioria das vezes, pode ser libertadora. “Eu já passei por esse processo e posso garantir: quando você percebe que realmente a mudança na carreira é o caminho a ser seguido, enfrentar o processo com resiliência é uma das maiores transformações que pode acontecer na sua vida, não só pela experiência e pela história pra contar, mas pelo lugar que você vai chegar quando souber para onde quer ir”, conta. 

 

Saiba qual é o momento certo: 
1- Quando você começa a questionar a sua área de atuação e se sente incomodado com ela, é um alerta vermelho. Às vezes, esse “sintoma” pode ser apenas o cansaço, mas, em outras, pode ser realmente um sinal de que chegou a hora de buscar novos desafios. 
 
2- Quando tudo começa a dar errado. As coisas que você faz não funcionam, os clientes reclamam, os erros começam a acontecer de forma mais frequente e você sente que aquele não é mais o seu lugar.  Resumindo: é como se você tivesse desaprendido a sua profissão. 
 
3- Quando você desperta para o seu propósito e sente que talvez a profissão que escolheu, a graduação que fez e a área em que você está inserido hoje não fazem mais parte do seu propósito. E não tem problema nenhum se você só descobriu isso agora. Se você sente que o seu trabalho não faz mais sentido, chegou a hora de mudar. Felicidade é diferente de realização. Você pode até ser feliz fazendo o que faz, mas se sentir realizado já é outra história.  
 
 

Decidi mudar. E agora? 
- Tenha uma reserva financeira que lhe garanta manter o seu padrão de vida atual por, pelo menos, seis meses.
- A transição de carreira deve acontecer aos poucos, pois é importante conhecer o novo mercado que pretende entrar, avaliar a demanda e já garantir um retorno financeiro para sentir segurança.
- Invista na construção do seu posicionamento nas redes sociaisde forma estratégica e estruturada para que as pessoas entendam a sua mudança e acompanhem o seu processo. Quem sabe estejam aí os clientes do seu novo projeto pessoal e profissional.
 
 
 
MUDANÇA RADICAL


"Fui Técnica em Enfermagem por três anos, com experiência em urgência e emergência. Minha transição de carreira foi de um extremo ao outro, da área da saúde para a moda. Me desprender de um sonho de criança trouxe inseguranças, mas essa mudança alavancou a minha vida em todas as áreas. Hoje, sou extremamente realizada e me sinto completa empreendendo no ramo da moda”. 
Gabrielle Moreira, 26, especialista em costura criativa e graduada em Design de Moda. 
 

 
Em 2016, tive uma reviravolta na minha vida profissional. Era concursada na área da saúde e, após um acidente de trabalho, decidi empreender em Cachoeira, minha cidade natal. Foi aí que aproveitei uma oportunidade na área de acessórios para celulares, atividade que eu já realizava paralelamente a mais de 12 anos. Apostei no meu conhecimento e hoje minha loja é um exemplo de sucesso neste segmento”. 
Sandra Nunes, 49, formada em Pedagogia e Administração e cursando Marketing. 





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600