linda insta

Reportagens Edição 168 - Junho de 2022

Vegana e saborosa, sim!


“Consigo comer bem e estar saudável sendo vegana”. Emanuele Andrade.

Culinária é diversificada e faz muito bem à saúde 

 

 

Artistas como Xuxa Meneghel, Anitta, Gisele Bündchen e os internacionais Beyoncé, Pamela Anderson e Bill Clinton são algumas das tantas personalidades que já se declararam veganas. De forma bem simples, os veganos são aqueles que não consomem alimentos de origem animal, como carne (incluindo peixes e moluscos), laticínios, ovos e mel. Porém, o veganismo vai muito além da alimentação: é uma ideologia que se concentra também em não utilizar nenhum tipo de produto que tenha sido testado em animais.  

Mas, quando falamos em comida vegana, é comum pensarmos em pratos sem graça, com alto custo e difíceis de preparar. A verdade é que existem diversas formas de criar ou adaptar receitas para esse tipo de culinária. Basta usar a criatividade! Emanuele Andrade, 21, é vegana desde 2020 e conta que é possível ter uma alimentação completa e saborosa com o veganismo.

“Muitas pessoas ficam impressionadas em saber o quão simples é a substituição dos ovos nas minhas receitas: farinha de linhaça (semente rica em ômega 3) misturada com água. Isso é só um pequeno exemplo da simplicidade por trás da maior parte dos pratos veganos e da nossa capacidade de nos reinventarmos na cozinha, explorando novos sabores, novos ingredientes e novas experiências”, explica.  

Na nossa cultura, a ideia de que precisamos de produtos de origem animal, como carnes e leites, para sobreviver, ainda é predominante. Porém, também é possível encontrar na culinária vegana todos os nutrientes que o corpo precisa e proporcionar benefícios significativos para a saúde. 

 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

- A dieta vegana possui níveis baixos de colesterol e gorduras saturadas. Como resultado, os riscos de entupimentos de veias e artérias, que podem causar infarto, são diminuídos. 

- Os veganos possuem maior sensibilidade à insulina e até 50-78% menor risco de desenvolver diabetes tipo 2. Além disso, diabéticos que substituem a carne por proteína vegetal podem reduzir o risco de insuficiência renal. 

- Devido à alimentação saudável rica em frutas, legumes e verduras, é possível aumentar as defesas do sistema imunológico e, assim, diminuir as chances de risco do câncer de próstata, câncer de colo e câncer de mama. 

- Veganos relatam uma melhora significativa em sintomas como dor, inchaço nas articulações e rigidez matinal. 

 

 

Ingredientes que não podem faltar! 

 

A culinária vegana inclui todos os tipos de grãos, leguminosas (feijões, ervilhas, lentilhas), verduras, frutas, legumes e as inúmeras receitas desenvolvidas a partir de tudo isso. Ela também vem se ampliando e diversificando com a produção de queijos, maionese, sorvetes e vários outros alimentos sem vestígios de origem animal. 

 
 
 
Os mais usados:  
- Feijões e lentilha 
- Tomates e cogumelos 
- Tofu  
- Grãos integrais 
- Leite vegetal 
- Óleo de coco 
- Cacau em pó 





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600