linda insta

Reportagens Edição 168 - Junho de 2022

Aposentadoria tranquila?


Michele Gonçalves de Oliveira, 33, gerente de instituição financeira cooperativa.

Invista na sua estabilidade financeira

 

 

O tempo passa rápido demais e, quando a gente se dá por conta, a aposentadoria já está batendo na porta. Mas, para poder aproveitar esse período com tranquilidade e estabilidade financeira, é preciso começar a se organizar bem antes. Se preparar para esse momento significa muito além de pagar a previdência todo mês. E para manter o padrão de vida de maneira confortável, o ideal é desenvolver um plano que seja adequado para as suas necessidades e também as de sua família.  

 

 

O que dizem os especialistas

"Minha dica para aposentadoria é ter um plano de previdência privada. Se trata de uma garantia que não está ligada ao INSS. A pessoa investe um valor para ter uma renda para aposentadoria ou para ter uma renda complementar no futuro e esse dinheiro rende juros. Quanto mais cedo começar a contribuir, melhor, pois a previdência privada é uma organização de longo prazo. As contribuições podem ser mensais e/ou periódicas. A escolha do plano depende das necessidades de cada investidor”.  
 

Michele Gonçalves de Oliveira, 33, gerente de instituição financeira cooperativa. 


“Investimentos de médio e longo prazo são uma excelente opção“

 

Quando o assunto é aposentadoria, devemos pensar em longo prazo (+ 10 anos), com o objetivo de ter uma vida financeira tranquila quando formos parar de trabalhar e ter a segurança de que iremos poder aproveitar a família, ajudar na formação dos filhos, viajar, etc. Pensando dessa forma, o ideal seria começar a montar uma carteira de investimentos de médio e longo prazo, com produtos como fundos de renda fixa, CDB´s, letras de crédito agropecuário e imobiliário e tesouro IPCA. Pois, a longo prazo, eles performam bem e não são tão voláteis como outros tipos de investimento (ações, day trade, câmbio). Normalmente, começamos com aportes mensais e, com o decorrer do tempo, podemos aumentar ou diminuir os valores”.  
 

Fábio Shoiti Kanno, 40, gerente de desenvolvimento de negócios. 

 

 

4 dicas práticas 

Comece o quanto antes 

Analise suas despesas fixas e variáveis e faça um comparativo definindo sua expectativa de rendimentos como aposentado.  

 

Equilíbrio financeiro  

Alguns gastos podem surgir de forma inesperada, principalmente em relação à saúde. Por isso, faça uma reserva para não se endividar com esses imprevistos. 

 

Planeje-se 

Você já se perguntou qual renda quer ter no futuro? Definir uma meta, manter contribuições compatíveis com a renda que deseja e estar atento às suas reservas são passos importantes para alcançar a estabilidade financeira. 

 

Aproveite os incentivos fiscais 

 

Quem declara o imposto de renda pelo modelo completo pode deduzir até 12% da sua renda bruta anual da base de cálculo com os valores que contribuiu ao plano. Assim, é possível economizar no IR e ainda investir para o futuro. 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 190 - Junho de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600