linda insta

Reportagens Edição 167 - Maio de 2022

Um sorrisão de cartão-postal


“Os artistas são muito adeptos a esse método, pois é o que existe de mais moderno no ramo da estética atualmente”. Donovan Cazzarotto

Lentes de contato deixam  dentes mais brancos e alinhados

 

 

Causar uma boa impressão no primeiro encontro amoroso ou na entrevista de emprego tão esperada... Quem nunca passou por isso? Esses são só alguns dos tantos exemplos em que precisamos contar com a nossa aparência para deixar uma marca positiva. 

 

Uma das técnicas que está super em alta é a das lentes de contato dental, que garante dentes branquinhos, um sorriso alinhado e sem imperfeições. Muitos famosos, inclusive, aderiram a essa moda do mundo da estética, como Grazi Massafera, Gusttavo Lima, Neymar e Deborah Secco. 

 

De forma resumida, as lentes de contato dental são lâminas de porcelana com 1 mm de espessura ou menos, coladas sobre as partes externas e visíveis dos dentes. São confeccionadas em cerâmica ou resina composta e aderidas aos dentes, com a intenção de alterar a forma, o contorno, a proporção e a cor. 

 

Dentre as vantagens estão a facilidade de o procedimento ser indolor e pouco invasivo, a possibilidade de reversão da técnica e a melhora significativa na autoestima de quem adere. Segundo o cirurgião-dentista Donovan Cazzarotto, 37, existem alguns motivos pelos quais as pessoas procuram pelas lentes de contato. Os principais são: dentes escuros, má formação de esmalte, dentes muito restaurados, microdontia (que são anomalias de tamanho e forma dentária) e diastema (espaço extra entre dois ou mais dentes).  

 

 

Tempo de vida útil 

Os especialistas afirmam que o tempo de vida útil das lentes pode variar entre 10 e 15 anos. No entanto, vale ressaltar que o tempo é muito relativo, já que depende de alguns fatores, como, por exemplo, os cuidados com a saúde bucal e os hábitos praticados por cada paciente no dia a dia. 


Assim como a maioria dos tratamentos, as lentes de contato dental também passam pela fase de manutenção, feita entre seis meses ou um ano após a realização do procedimento. Depois disso, dependendo do cuidado e da higienização do paciente, o retorno ao dentista ocorre de forma anual, para prevenção e tratamento de possíveis infiltrações e inflamações gengivais. 

 

 

É preciso desgastar os dentes? 

Para o cirurgião-dentista Cássio da Silva Alves, 37, esta é uma das principais dúvidas dos pacientes: há necessidade ou não de desgaste dos dentes naturais? Ele explica que, normalmente, o desgaste para a colocação da lente de contato dental é muito pequeno, podendo variar para cada paciente e a sua necessidade.  

 

“O que podemos afirmar é que são raros os casos em que não precisa de absolutamente nada de desgaste. Ou seja, a maioria, cerca de 95% das situações, requer pequenos desgastes para que tenhamos resultados satisfatórios no quesito tamanho e cor. E, para isso, é necessário que haja habilidade e planejamento profissional para que não ocorram desgastes excessivos, gerando sensibilidade e dor aos pacientes”.  

 

“A realização da técnica feita por um profissional qualificado é o que vai garantir o resultado satisfatório”. Cássio da Silva Alves 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600