linda insta

Reportagens Edição 167 - Maio de 2022

Mitos e verdades do Roacutan


Dermatologista Paula Rizzatti recomenda o uso da isotretinoína em casos de acne grave ou quando outros tratamentos não apresentaram resultado satisfatório

Tratamento com isotretinoína é o mais potente contra acne

 

 

Cravos e espinhas que voltam sempre e formam manchas e corrosão na pele são uma alerta para procurar imediatamente um médico dermatologista. Além de doer, eles abalam muito a autoestima e, se não forem tratados corretamente, podem deixar marcas eternas no rosto. A solução mais eficaz descoberta até hoje está no Roacutan! Este é o nome mais conhecido da isotretinoína, uma substância que age reduzindo a atividade das glândulas produtoras de sebo. O medicamento melhora a saúde e a aparência da pele.

 

Porém, quando o médico prescreve este remédio, ainda bate uma resistência do paciente, porque há muitas notícias sobre os efeitos colaterais que ele causa. Por isso, convidamos a dermatologista Paula Rizzatti, 37, com 12 anos de profissão, para esclarecer os mitos e verdades sobre o Roacutan. “A isotretinoína é um medicamento muito seguro e eficaz. É o único que combate os quatro pilares da formação da acne e seus resultados são muito duradouros”.

 

 

Verdadeiro ou Falso

É necessário fazer exames?

VERDADE!

 

“Assim como acompanhamento mensal com o dermatologista durante todo o tratamento. Os exames são realizados antes, durante e após um mês de tratamento”.

 

 

Podem ocorrer efeitos colaterais?

 

VERDADE!

 

“Por isso, o acompanhamento médico é obrigatório. O mais comum é o ressecamento dos lábios e da pele. Náusea, vômitos, dor muscular e dor de cabeça são muito raros e tendem a ser passageiros”.

 

 

O tratamento causa depressão?

MITO!

 

“Os estudos não confirmam esta teoria. Sugere-se que a depressão tenha piora com a acne, pois interfere na autoestima, e não com o tratamento. Já tratei adolescentes com isotretinoína que já tinham depressão sem nenhuma piora do quadro. No entanto, nesses casos, o acompanhamento em conjunto com o médico psiquiatra é obrigatório”.

 

 

Não pode engravidar durante o tratamento?

 

VERDADE!

 “O uso da medicação pode causar má formação no feto. Por isso, a paciente obrigatoriamente tem que estar em uso de um método contraceptivo e fazer exames de gravidez durante o tratamento, além de ser bem orientada a não engravidar até dois meses após o término da medicação. Se é o homem que está tomando a isotretinoína, também não pode engravidar a parceira durante o tratamento e até dois meses depois”.

 

 

O resultado demora para aparecer?

 

MITO!

“Já ao final do primeiro mês os resultados são visíveis. O tempo total de tratamento dura em torno de sete meses”.
 
 
 
O resultado é definitivo?
VERDADE!
“Para a maioria dos casos, sim! Porém, em algumas situações mais graves, pode ser necessário repetir o tratamento após alguns anos. Além disso, como a acne é multifatorial, pode ressurgir por alguns fatores: alterações hormonais, estresse, dieta rica em carboidratos, leite e derivados, uso de alguns medicamentos e até maquiagem inadequada. Nesses casos, o tratamento é sempre individualizado e, geralmente, conseguimos controle sem necessidade de retratar com a isotretinoína”.





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600