linda insta

Reportagens Edição 166 - Abril de 2022

Suplementos alimentares e seus tabus


"Para termos bons resultados, é necessário fazer uma dieta adequada, praticar atividade física e, claro, ter uma boa noite de sono”. Bruno Botelho

Saiba usá-los a seu favor

 

 

Whey protein, creatina, albumina, BCAA. Quando você ouve falar em suplementos alimentares como esses, qual a primeira ideia que vem a sua cabeça? É comum que o assunto, ainda rotulado para muitas pessoas, seja associado ao uso de anabolizantes. Por isso, vale a explicação: anabolizantes são feitos a partir de hormônios e com a finalidade de proporcionar força. A venda desse tipo de produto é ilegal e, geralmente, é realizada no “mercado negro”. Já os suplementos são nutricionais e extraídos dos alimentos, sendo indicados para complementar a dieta.  


Em outras palavras: os suplementos alimentares ajudam a promover qualidade de vida por meio da alimentação, sendo grandes aliados para melhorar os resultados de quem treina. “Quando falamos em suplementos, estamos falando de uma alternativa para suprir a necessidade na dieta de uma pessoa que não consegue ingerir os nutrientes diários apenas com a alimentação”, afirma o empresário e profissional de educação física Bruno Bernardi Botelho, 40. 


Mas para quem está começando a se familiarizar com essa temática e ainda tem uma série de dúvidas, a melhor opção é conversar com um educador físico e fazer uma avaliação. Nela, o profissional vai identificar os limites do seu corpo, descobrir habilidades e traçar os objetivos desejados. Depois disso, é partir para a ação e definir os métodos mais eficientes para alcançar os resultados, prezando sempre pela saúde e bem-estar da pessoa. 

 
 
Ingerindo suplementos vou engordar? 
“Não. O que irá fazer com que a pessoa aumente o peso é o excesso de calorias que ela irá ingerir durante o dia”.
 
Qualquer pessoa pode consumir suplementos alimentares? 
“Sim. Porém, existem pessoas que precisam de alguns suplementos “especiais”, como as que possuem intolerância à lactose ou as que necessitam de proteína zero lactose.”
 
Suplementos em excesso trazem danos à saúde? 
“Sim, da mesma forma que qualquer coisa em excesso pode causar danos à saúde.”
 
Posso seguir a dieta de um(a) amigo(a)? 
“Não. Possuímos individualidade biológica e, por isso, a dieta precisa ser individual.”
 
Posso substituir as refeições por suplemento? 
“Sim, principalmente pela praticidade dos shakes”.
 
Com o tempo, os suplementos perdem o efeito? 
“A maioria não, porém, podemos usar a cafeína como exemplo que, após um período considerável de uso, acaba causando certa tolerância no indivíduo, fazendo com que seu efeito venha a diminuir”.





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600