linda insta

Reportagens Edição 165 - Março de 2022

Foto do jeito que amamos


Aprenda a fazer foto de celular com um toque profissional 

 

 

Fotografar é registrar os momentos vividos e recordar. Neste mundo digital, ter um celular com uma câmera boa não é mais luxo, é necessidade. Mais que um aparelho bom, ter um olhar de fotógrafo e preocupar-se com a qualidade da imagem é muito importante para quem trabalha usando as redes sociais. A fotógrafa Thais Barbosa, 24, passou umas dicas para nós.  Ela atua há sete anos na área.

 

 

SEIS DICAS PARA TIRAR FOTOS  

1- O primeiro passo para fazer sua foto de celular parecer uma foto profissional é pensar na fotografia. Não é apenas apertar um botão. Não saia clicando sem rumo. Visualize o que você quer mostrar ou o sentimento que quer passar. 
 

2- A escolha das poses e do cenário também são essenciais. Fundos lisos sempre são uma alternativa para quem não quer errar e poluir a imagem. Experimente testar lugares diferentes. Aquele cantinho ou parede que você nem sonha pode render fotos incríveis.  

 

O SOL A SEU FAVOR - Há duas formas de utilizar o sol como iluminação para sua foto. 

LUZ DURA - Posicione o fotografado direto no sol e terá uma luz intensa, com grande contraste.  

LUZ SUAVE - Tiramos o fotografado do sol e o colocamos em um ambiente com sombra. Posicionamos ele de frente para o ponto de luz/sol, que ilumina suavemente, causando um efeito mais natural.  

 

3- Para as poses, a dica é olhar de vários ângulos. Deite, suba e visualize o fotografado de diferentes ângulos até encontrar o melhor. Seja criativo, dê uma navegada pelo Instagram e outros sites, como o Pinterest e Tumblr, para se inspirar.  

 

4- Para fotografar com o celular e manter a qualidade, a câmera traseira é a melhor opção. Ela costuma ter uma qualidade superior à frontal. Não utilize o zoom. Diferentemente da câmera profissional, o zoom dos celulares e câmeras digitais pode diminuir a qualidade da imagem, causando granulação. Mas, claro, isso está sempre mudando, pois, cada vez mais, surgem celulares criados para fotografar.  

 


5- Um dos programas mais tradicionais usados pelos fotógrafos para edição das imagens é o Adobe Lightroom. Ele possui uma versão mobile gratuita. Apesar de ser um programa profissional com vários recursos, os ajustes básicos são fáceis de compreender e já fazem uma grande diferença na imagem, podendo realçar as cores e trazer um aspecto de foto profissional para a foto. Além disso, muitos profissionais disponibilizam seus pacotes de presets (pré-definição de tratamento aplicada a uma imagem. Dentro de um é possível salvar todas as configurações de uma foto: cor, luz, matiz, contraste, etc. Ao salvar um preset no Lightroom, ele pode ser usado em qualquer outra foto). Agora é só salvar! 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600