linda insta

Reportagens Edição 165 - Março de 2022

O exagero das telas


“Tudo que for em excesso pode, de alguma maneira, prejudicar o desenvolvimento das nossas crianças”. Marcos Costa.

Crianças podem manifestar déficit de atenção e atraso na fala 

 

 

Quem nunca se aproveitou das facilidades oferecidas pela tecnologia para entreter as crianças em casa e ganhar aquele minutinho de “folga”? É verdade que celulares, tablets e outros eletrônicos podem ser nossos aliados de diversas maneiras, até mesmo na aprendizagem dos pequenos. Mas quando utilizados em excesso, ultrapassam os limites do entretenimento e acabam trazendo uma série de problemas físicos, cognitivos e de convívio social, que podem ser identificados logo cedo, já a partir dos 2 anos de idade. 

 

Marcos Costa, 40, fisioterapeuta há 17 anos, explica que um dos fatores possíveis de ser observado é quando a criança deixa de se interessar por atividades que antes considerava importantes e passa a apresentar irritabilidade na ausência das telas. “Dentre os prejuízos, é comum identificarmos obesidade, atrasos motores, dificuldade de aprendizagem, distúrbios do sono, déficit de atenção e problemas de visão. Além disso, desvios posturais, dores na coluna e no pescoço, que antes eram problemas quase que exclusivos em adultos, têm se apresentado cada vez mais cedo entre crianças e adolescentes”, afirma.  

Outro transtorno que o uso excessivo das telas pode causar nas crianças é o atraso no desenvolvimento da fala. Segundo Maria Estela da Silva, 29, psicopedagoga clínica e institucional há oito anos e fonoaudióloga há dois, isso acontece porque há muito estímulo auditivo e quase nenhum de linguagem expressiva. “É o que identificamos como ‘postura passiva’, ou seja, tudo está pronto! Não se estabelece uma relação de diálogo que estimule a necessidade de conversação e trocas verbais”, explica.  

 

 

Como equilibrar? 


“Quando permitimos que as crianças fiquem muito tempo expostas às telas, fazemos com que elas percam oportunidades valiosas de praticar outras habilidades”. Maria Estela. 

 


Para te ajudar nessa importante tarefa, preparamos algumas dicas de como gerenciar o uso das telas por parte das crianças a fim de amenizar os impactos que o excesso de tecnologia pode trazer aos nossos pequenos:  


Proponha atividades -
Substitua o uso de dispositivos móveis por atividades e brincadeiras que exijam a movimentação do corpo; 

 

Estabeleça critérios - Converse sobre a importância de priorizar o uso saudável das telas e desestimule o uso antes de dormir; 

 

Explique as razões - Oriente sobre os riscos da exposição on-line; 

 

Brinque - Escolha jogos e brincadeiras adequadas à faixa etária do seu filho; 

 

Esteja atento - Verifique os riscos e monitore os sites e redes sociais que seu filho visita;

 

Seja o exemplo - Pouco adianta limitar o tempo com as telas da criança se os adultos da casa estiverem a todo o tempo no celular. Lembrem-se: o exemplo é contagioso! 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600