linda insta

Reportagens Edição 161 - Outubro de 2021

Notebook


Aumente a vida útil do seu note

 

 

Cinco anos é tido como o tempo padrão de vida útil de um notebook. Apesar de  considerado longo, depende de como o note será cuidado. Portanto, esse tempo é variável, podendo ir muito mais longe ou não chegar nem a um ano. Outro aspecto importante é não abusar de sua resistência, pois tudo depende da qualidade e do objetivo para o qual você adquiriu. Um notebook simples, chamado de “de entrada”, jamais executará funções complexas e, ao tentar, isso o desgasta muito rapidamente.

 

Nada de superaquecimento
Inverno chegando, você está cheio de cobertas e com o notebook na cama para ver aquele filmezinho bem abafado? A ideia é ótima, mas isso gera superaquecimento no notebook, o inimigo principal do seu eletrônico. Não se pode bloquear o fluxo de ar sob o aparelho, onde seus pequenos apoios de borracha geralmente o deixam acima da superfície quando usado em uma mesa. O superaquecimento acaba com a vida útil do equipamento e pode comprometer o hardware e a bateria. 
 
Zero carga
De acordo com um teste realizado pela Battery University, com 300 ciclos de descarga completa do seu aparelho, a bateria perde 30% de sua capacidade. Além disso, não é uma boa ideia mantê-lo o tempo todo ligado na tomada enquanto é usado por várias horas ao dia, pois isso acaba viciando rapidamente a bateria e perdendo assim uma de suas qualidades primordiais.

Transporte consciente
Os notebooks foram criados para serem portáteis, mas obviamente precisam ser manejados com cuidado, pois podem quebrar ao cair no chão ou bater em algum lugar. Por isso, tenha cuidado ao transportá-lo. Procure por bolsas e mochilas bem acondicionadas, que tenham um interior acolchoado. A grande vantagem dos notes é poder carregá-los para todos os lados, mas há locais que não são ideais, por isso, fique atento. 
 
Limpe corretamente
Certifique-se que seu notebook está desligado e na tela utilize um pano de microfibra ou 100% algodão seco, passando com leveza em torno do display. Se a tela estiver com marcas, vale deixar o pano levemente umedecido com água ou produto recomendado. Não use nada que contenha amônia e limpe as entradas e saídas de ar.
 
Atualizações regulares
Os computadores precisam de atualizações regulares, tanto do sistema quanto dos aplicativos instalados. Essas atualizações o mantém funcionando sem bugs. Os sistemas mais recentes já fazem isso de forma automática. Ainda assim, execute as ferramentas como Limpeza de Disco e  Desfragmentação e procure erros no disco, os corrigindo. Além disso, não esqueça do antivírus.

DICA: Cuidado com as migalhas de comidas!





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600