linda insta

Reportagens Edição 160 - Setembro de 2021

Fashion com a Liga


Márcia Tischler e as glamours Isa e Jojo (como são conhecidas) fazem um lindo trabalho na Liga Feminina de Combate ao Câncer/ Crédito da foto: Joice Bernardi Produção de cabelo e maquiagem: Katia Proença e Rodrigo Kury (Espaço Espelho Mágico)

Nova camiseta já está à venda na cidade

 

A capa da edição da Linda de setembro está cheia de significados e faz uma homenagem aos 45 anos de existência da Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC) em Cachoeira do Sul. São décadas de uma história linda que tem o respeito e admiração da nossa cidade.  

 

Para marcar mais um aniversário, a Liga trouxe um símbolo que fala por si só. A borboleta! Ela é a estampa da camiseta oficial da entidade em 2021. O tema e a criação foram feitos pela relações públicas Candice Rohde, 39, e pela designer gráfica Lavínia Silva, 21.  Ambas são voluntárias da Liga e quiseram expressar em nome de todas as colaboradoras o amor e dedicação que elas têm pela causa.

 

 “A base para construção dessa campanha iniciou pelo antigo slogan da Liga: ‘Pensar nos outros é um ato de amor’. A transformação (representada pela borboleta) é o que as mulheres da Liga tentam fazer em suas ações: transformar situações difíceis, sem solução, de falta de informação, e de dor, em momentos de empatia e amor”, explica Candice Rohde.

 

 A LFCC, através de voluntárias, atende atualmente cerca de 90 assistidos em Cachoeira do Sul, os quais estão lutando contra o câncer e precisam de ajuda para o tratamento. A Liga obtém recursos através de doações, campanhas, eventos, madrinhas e com a venda das camisetas temáticas. “Nosso objetivo é também levar informação às pessoas para prevenirem a doença”, explica a atual presidenta Márcia Tischler, 59. 

 

 Há 30 anos trabalhando como voluntária na entidade, Márcia Helena Ritzel Tischler aceitou o convite para liderar a Liga. “Desde os 7 anos de idade este tipo de trabalho me motiva e toca ao meu coração. Já tive na família muitos casos de câncer. Alguns, infelizmente, não resistiram e outros estão curados. 

 

 

As meninas da capa 

 Nossa Glamour Girl, a Isadora Machado Trevisan, tem 16 anos e estuda no segundo ano do ensino médio do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco. Atualmente ela possui também o título de Broto Cachoeira do Sul. Isa, com toda sua beleza e simpatia, está sempre ajudando a Liga, sendo uma das suas maiores representantes juvenis.  

 

 A Glamour Baby Joana de Oliveira Medeiros tem 9 anos e é estudante do quarto ano do Colégio Marista Roque Gonçalves. Ela se destaca por apoiar a causa e usar sua jovialidade e graça para repassar a mensagem da Liga.  

 

 

Como procurar ajuda da Liga? 

Assim que o paciente recebe o diagnóstico, ele deve entrar em contato com a Liga, que vai atrás da família para ver como são as condições do paciente e entender melhor cada caso. Se for comprovada a necessidade, o paciente consegue medicamentos e, dependendo do caso, prótese, peruca e apoio psicológico. Os familiares recebem amparo para lidar com esse doloroso processo o qual precisarão enfrentar. 

 

 

Cinco fatos sobre a Liga  

- Atendem a todos os tipos de câncer;  

- Ajudam homens e mulheres;  

- Homens podem ajudar com doações, mas apenas mulheres podem se voluntariar; 

- Não ganham nada para trabalhar; 

- Para fazer parte da liga é preciso comprometimento, pois é um trabalho árduo. 

 


Como a pandemia afetou a Liga?  

Com a grande maioria dos eventos beneficentes cancelados, pouquíssimos conseguiram acontecer, mas os que ocorreram foram muito bem-sucedidos! Inclusive, o Pedágio e o Bazar em breve irão acontecer novamente. O gasto mensal da Liga gira em torno de R$ 8 mil e, sem a maioria dos eventos, contam, hoje, principalmente com o apoio dos sócios e dos padrinhos. 
 

Se liga: hoje, no Brasil, há uma média anual de 280 mil óbitos causados por algum tipo de câncer. No mundo são quase 10 milhões e isso foi registrado ainda no início de 2021.  

 

Como comprar a camiseta? Na recepção do Jornal do Povo. O valor é de R$ 40,00.






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 161 - Outubro de 2021

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - (51) 3722-9600