linda insta

Reportagens Edição 160 - Setembro de 2021

Saúde bucal dos bebês


Especialista dá dicas de como higienizar a boca dos bebês.

O que fazer quando surgem os primeiros dentinhos do filho?

 

Para alguns adultos, já não é tão fácil manter uma boa saúde bucal. Imagina para as crianças? Os bons hábitos começam em casa, pela orientação e pelo exemplo. Neste processo, poder contar com um odontopediatra desde os primeiros anos de vida é muito importante para evitar doenças e criar uma rotina de escovação. A Linda convidou a dra. Amanda Mezari, 29, odontopediatra há sete anos, para tirar dúvidas dos pais que têm bebês até 2 anos de idade. 

 

 

Preciso higienizar a boca do bebê se ainda não houver dentes?

Se estiver na amamentação exclusiva, não tem necessidade. O leite materno é bom para o bebê em todos os sentidos, mas se quiser, pode usar gaze limpa com água para remover o excesso. Isso ainda ajuda o bebê a ficar acostumado quando tiver que escovar. Se já está dando alimentos, a higiene com gaze é necessária.

 

 

Febre pode estar relacionada com a erupção dos dentes?

A erupção dos dentes causa irritabilidade na criança, a salivação aumenta e pode dar uma pequena febre que não ultrapassa 37,5°. Se a criança está com uma febre superior a isso, procure o pediatra.  

 

 

O que fazer para aliviar os sintomas dos primeiros dentes?

A pressão ao morder, especialmente se for algo gelado, ajuda. Por isso, é recomendado mordedores gelados, legumes congelados em tiras, como cenoura ou pepino. Outra alternativa é usar uma toalha limpa e molhada, gelada do freezer, que pode oferecer uma superfície macia e fria para o bebê mastigar. Uma boa dica também é o picolé de leite materno. Se mesmo com essas medidas não aliviar os sintomas, um odontopediatra pode receitar uma medicação natural, sem anestésico, como a Camomilina C ou Camilia.

 

 

Quando nasce o primeiro e o último dente?

O primeiro dente pode nascer entre 4 meses e 1 ano e 3 meses, mas é mais comum em torno dos 6 meses, sendo primeiro os incisivos inferiores. Os últimos dentes costumam surgir entre 2 e 3 anos. Ao todo, são 20 dentes de leite.  

 

 

Devo me preocupar se o bebê engolir a pasta de dentes?

A quantidade correta de pasta é a de um grão de arroz em bebês de até 2 anos e, assim, seguro se o bebê engolir a pasta. Essa medida pequena foi calculada para ser segura mesmo para um bebê de 6 meses de idade. No entanto, é fácil limpar o excesso de pasta dental com uma gaze limpa ou com uma toalha enquanto você escova os dentes do seu bebê. Lembrando também que não é necessário enxaguar.

 

 

Por que algumas crianças têm cárie antes dos 2 anos?

Aproximadamente uma em 10 crianças tem cárie antes dos 2 anos de idade. A causa mais comum é quando um bebê é colocado no berço à noite com uma mamadeira com leite. O conteúdo dela une-se aos dentes durante toda a noite e inicia-se o processo de formação da cárie dentária! O mesmo efeito pode ocorrer com uma chupeta adocicada.

 

 

Como devo higienizar os primeiros dentes do bebê?

Escove-os com escova própria para a idade do bebê, com uma escova de cerdas convencional e não com dedeiras! Utilize creme dental com flúor em concentração de 1000ppm ou mais. Você encontra essa informação na parte de ingredientes do produto. A quantidade de produto deve ser mínima e o flúor no creme dental previne a cárie.






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 161 - Outubro de 2021

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - (51) 3722-9600