linda insta

Reportagens Edição 159 - Agosto de 2021

Açúcar: amigo ou vilão?


O açúcar tem o poder de aumentar rapidamente a glicose no sangue, por isso, independentemente de sua escolha, deve ser consumido com moderação

Saiba mais sobre os tipos de açúcares que ingerimos

 

 

Dextrose, extrato de malte, frutose, galactose, glicose, galactose, lactose, maltodextrina, maltose, mel, sacarose, xarope de glicose, xarope de malte, xarope de milho, xilitol, açúcar invertido, manitol... ufa!  Há milhares de nomes para os açúcares, mas todos com a mesma função: adoçar! Segundo Luana Niemeier da Rosa, 28, nutricionista há 4 anos, todos os tipos de açúcar são bastante calóricos e a ausência de informações sobre eles é um problema para muitas pessoas. Vale ressaltar que o consumo do açúcar está ligado no processo inflamatório, diabetes, obesidade e outras doenças.

 

Açúcar cristal
Encontrado na forma de cristais grandes e transparentes, ele passa por um processo de refinamento.


Açúcar refinado

Conhecido como açúcar branco, é o mais comum. Ao ser refinado, são acrescentados alguns aditivos químicos, como enxofre, para dar a coloração branca. 

 

Açúcar mascavo
Tem a extração mais bruta, direto da cana de açúcar. Por não passar por refinamento, o mascavo possui uma coloração escura e sabor marcante. É preservado os minerais, como cálcio, ferro, zinco, magnésio e potássio.

 

Açúcar demerara
Esse passa por um leve refinamento, sem ter nenhum aditivo químico. Seus grãos são marrom-claros e o açúcar possui valor nutricional parecido com o mascavo.

 

Açúcar de coco
É uma boa opção para substituir o açúcar de cana. Ele é extraído do fluido das flores da palma de coco. Não precisa de refinamento e adulteração, nem de conservantes. O açúcar de coco conta com elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro, sendo fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B6. Outra vantagem é ter baixo índice glicêmico quando digerido lentamente.

 

Açúcar light
É chamado também de açúcar fit ou açúcar magro. Nada mais é do que uma mistura do refinado comum com adoçantes artificiais, como sucralose, ciclamato de sódio e sacarina sódica. É menos calórico.






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600