linda insta

Reportagens Edição 159 - Agosto de 2021

Construir e reformar


Longe de ser simples, Mariana diz que criar um projeto exige muito cuidado e técnica

O que envolve um projeto de arquitetura de interiores?

 

 

Quando resolvemos construir ou reformar, é fundamental ficarmos atentos a cada detalhe. É normal desejar que aquele espaço tenha a nossa personalidade. Por isso, contar com o apoio de um arquiteto é importante para não perder tempo, dinheiro e nem correr o risco de não ficar do jeito que se pensava. Mariana Fialho Herzog, 43, é arquiteta há 18 anos e nos contou o que está por trás de cada projeto.

 

Três perguntas para Mariana


Quais as etapas necessárias para pôr em prática o projeto?  

 “O primeiro passo é ouvir quais são os desejos e necessidades do cliente. Aí vem a proposta de desenvolvimento de projeto. Normalmente há o valor do projeto e também o valor para acompanhar a obra, que é feita depois do projeto desenvolvido e entregue. Não pule etapas, nada de iniciar a obra antes de tudo estar bem resolvido, isso traz muitos transtornos e ainda gera mais despesas para o cliente. O estudo preliminar é apresentado em planta baixa mobiliada e imagens 3D demonstrando exatamente como ficará o projeto executado. Aí entra a etapa de projeto executivo como planta de paginação de piso, de pontos elétricos, de forro e iluminação. Por último há o detalhamento com todas as vistas e marcenaria, especificação de tamanho de móveis soltos, tapetes e cortinas. O arquiteto passa também os orçamentos de cada serviço e é preciso muita atenção nessa etapa”. 

 

Há diferença de arquitetura de interiores para design de interiores?

“A maior diferença é que os arquitetos se responsabilizam tecnicamente por uma obra ou reforma. Podem desenvolver projetos arquitetônico, elétrico, hidrossanitário, além dos projetos de marcenaria e decoração”.

 
 

Qual a dica para quem quer investir em um arquiteto? 

“Muito importante é conhecer seu trabalho, seguir nas redes sociais, conhecer o conteúdo deste profissional, conversar com outros clientes, conhecê-lo e ver se há sintonia. A relação cliente e arquiteto tem que ser de total confiança”.






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600