linda insta

Reportagens Edição 158 - Julho de 2021

Cogumelos são vida


Patrícia Menti descobriu na produção de cogumelos um negócio rentável e muito prazeroso

Nutritivos e protagonistas de receitas gourmet

 

 

Você sabia que o consumo de cogumelos aumentou bastante nos últimos anos no Brasil? Desde o Egito Antigo, há 4.600 anos, a iguaria era especial, pois se destinava apenas aos faraós. Já os chineses diziam ser quase um remédio e até hoje o cogumelo é visto como um reforço à imunidade. A cachoeirense Patrícia Albuquerque Menti, 41, há um ano trabalha produzindo cogumelos e orgulha-se em dizer que eles são alimentos decompositores de matéria e fazem parte da agricultura regenerativa, ou seja, não tiram nada do ambiente. 

Além disso, esse alimento é altamente nutritivo. O casal Ana Karina Ivaszek, 27, e Paulo Ricardo Menezes, 34, também são produtores de cogumelos há quase um ano e ressaltam os efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios que o alimento possui. “Encontramos nesta iguaria proteína, vitaminas B1, C e D, sais minerais, fibras e vários aminoácidos essenciais para a nossa saúde”, diz Ana Karina. 

Ana Karina e Paulo viram oportunidade de negócio com a produção de cogumelos

 

Quais são os tipos mais comuns?


Champignon ou cogumelo-de-Paris: encontrado mais facilmente, é usado geralmente em recheios, saladas e estrogonofe. Quando assado na churrasqueira, fica com um sabor especial.  

 

Shimeji:  com esse cogumelo é possível fazer um refogado com azeite (ou manteiga) e alho, mas como ele é mais fibroso, precisa ficar mais tempo no fogo. 

 

Shitake: pode ser utilizado como opção de proteína no prato em substituição a carnes.

 

Cogumelos são fungos! 
Engana-se quem pensa que o cogumelo é um vegetal ou legume. Estamos falando de um fungo, ou seja, um microrganismo que depende de outros seres vivos para sua nutrição. Algumas espécies são venenosas, porém outras trazem inúmeros benefícios para a saúde, além de adicionarem um sabor todo especial à culinária. Anote esta receita de shitake recheado com cream cheese e inspire-se para criar muitos pratos com cogumelos. 


Pratos gourmet com cogumelos

 

Ingredientes: 

- 200g shitake 

- 150g cream cheese 

- Shoyu 

- Cebolinha/salsinha 

 

Preparo: 

- Corte os caules para ter mais espaço e preencha com uma colher de cream cheese, espalhando-o até as bordas. Leve ao forno médio (180°C) por 20 minutos. 

- Salpique cebolinha e salsinha picada. Coloque shoyu a gosto e sirva ainda quente. 

 

DICA

É recomendado higienizar os cogumelos antes do preparo. Porém, não mergulhe em nenhum líquido, pois eles absorvem muita água. Faça isso apenas se for para marinar, dando sabor ao alimento. 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600