linda insta

Reportagens Edição 157 - Junho de 2021

Precisa economizar na conta de luz?


Daniela na loja Bartz móveis planejados em Porto Alegre. Lá está sendo instalada uma usina fotovoltaica de 2.181 kWh por mês que vai proporcionar uma economia de R$ 20.452,20 ano para a empresa. A Life Energy é uma empresa especializada em captação de ene

Entenda como as placas solares podem te ajudar!

 

Quando a gente fala em economizar energia não estamos falando apenas em dinheiro, mas também em sustentabilidade. Nosso planeta pede socorro e algumas coisas estão ao nosso alcance para poder contribuir. As placas solares são atualmente a melhor opção para a captação de energia de forma natural. Elas podem ser usadas em casa, na empresa e até em áreas rurais. Para começar a usar, requer um investimento, porém o retorno financeiro é muito significativo.

Para saber melhor como elas funcionam, convidamos a coordenadora de expansão e novos negócios da Região Sul da Life Energy, Daniela Fonseca Trevisan, 39, para sanar algumas dúvidas. A empresa de engenharia solar, que é referência no mercado em energia fotovoltaica e projetos renováveis, conta com profissionais que têm mais de 30 anos de experiência no setor energético.

 
 
Primeiro passo para aderir às placas
‘’Iniciamos mapeando o perfil do consumo de energia atual através da conta de luz. Através dela verificamos o que foi utilizado nos últimos 12 meses, o valor da tarifa, a voltagem e demais informações para realizarmos um planejamento de consumo futuro. Em seguida o setor de engenharia elabora um projeto técnico, verificando a média de irradiação solar do local nos últimos 10 anos e a estrutura existente para implementação dos equipamentos que serão usados assim como garantia, tempo de retorno, lucratividade, formas de pagamentos e todos os benefícios que se somam.’’
 
 
Economia
Cada consumidor pode economizar em média de 80% a 95% na luz. Quando somamos esta economia às vantagens ambientais e à oportunidade de não ser mais refém dos aumentos constantes na tarifa de energia elétrica, os benefícios ficam ainda mais completos. No mercado existem várias marcas, módulos, inversores e valores praticados, mas o que deve definir realmente um projeto é o planejamento prévio, pois existe o antes, durante e principalmente o acompanhamento depois da instalação. Estamos falando em equipamentos com garantia de performance de até 25 anos.
 
Manutenção das placas
O cuidado que se faz necessário dentro de todo o período de vida útil dos módulos e a limpeza periódica garantem o bom desempenho na captação da energia recebida. Em média se faz num intervalo de 6 a 12 meses e pode ser realizada por nossos técnicos ou algum parceiro especializado da cidade.
 
Incentivo para sustentabilidade 
Atualmente existem créditos nas instituições financeiras que promovem taxas reduzidas para quem quer investir em projetos sustentáveis, facilitando a adesão. Cada vez mais bancos e cooperativas irão investir em projetos como esses. 
 
Meio ambiente
A não emissão de toneladas de carbono com o uso da energia renovável é uma grande aliada na redução da poluição. Afinal, esse recurso é considerado limpo, ao contrário de usinas termelétricas, por exemplo, que produzem energia a partir do carvão e emitem gases contribuintes para o efeito estufa.
 
 
7 perguntas para Daniela
1- Podemos gerar energia para outras estruturas que possuímos? 
Sim, desde que nestes outros locais a conta de luz esteja na mesma titularidade da unidade geradora e seja dentro da mesma concessionária (a empresa que fornece energia).
 
2- Não tenho telhado, posso ter energia fotovoltaica?
Pode. Existem projetos exclusivos para esta modalidade onde é efetuado um arrendamento de terras ou telhado para instalação da usina e geração de créditos para o consumidor. (créditos são valores abatidos da conta de luz que se paga mensalmente para a concessionária)

3- Posso investir e montar uma usina para um terceiro e cobrar mensalmente por isto?
Pode. Será celebrado um contrato entre as partes por um período de tempo mínimo definido e um desconto no valor gerado pela usina instalada.   
 
4- Moro em um condomínio e eu e mais alguns moradores gostaríamos de ter energia fotovoltaica, podemos?
Podem, desde que seja constituído um consórcio ou cooperativa de moradores.
 
5- É verdade que investimentos em energia solar são mais rentáveis que a maioria dos investimentos bancários tradicionais?
Sim! Investir na produção de energia fotovoltaica representa, praticamente, o dobro da rentabilidade em comparação aos títulos mais competitivos de renda fixa. 

6- Vocês trabalham apenas com energia solar?
Não. Trabalhamos com eólica, hídrica e biomassa também, depende da necessidade de cada projeto.
 
7- Meu imóvel será mais valorizado com as placas?
Sim. Estudos desenvolvidos pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia (Estados Unidos), demonstram que imóveis com instalação de um sistema de energia solar têm uma valorização de 3% a 6%. 
 
 
 Propósito
 “Sempre que realizo projetos de energia renovável sinto um alento como pessoa. Sou apaixonada pela natureza e isso é passado aos meus filhos. Estamos em um caminho sem volta no uso dessas tecnologias. Quando falamos de sustentabilidade estamos falando de prevenção de doenças, pestes, poluição, diminuição da fome, entre tantos outros benefícios. 
Ter instituições valorizando implementações renováveis e estruturas sustentáveis é atender pessoas visionárias olhando para o futuro de uma forma positiva e muito inteligente”.





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 161 - Outubro de 2021

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - (51) 3722-9600