linda insta

Reportagens Edição 156 - Maio de 2021

VAZIO EXISTENCIAL


Como superar a solidão na terceira idade

 

Incertezas sobre quais rumos a vida irá tomar é uma porta de entrada para a sensação de vazio que ocorre em idosos. Lidar com esses sentimentos e angústias é um grande desafio e requer uma jornada diária em busca de evolução pessoal. Para falar sobre o assunto, convidamos a psicóloga Rita de Cássia Grünewald da Cunha, 30, há 6 anos exercendo a profissão, para dar um depoimento mostrando como a chegada da pandemia afetou ainda mais a terceira idade. 

“A depressão já era um transtorno mental frequente entre idosos e nos tempos atuais, o número de casos cresceu. As mudanças repentinas na rotina e a redução do contato físico e social com familiares e amigos podem ser fatores  que geram sobrecarga emocional. Os idosos são mais vulneráveis aos efeitos prejudiciais da covid-19, uma vez que a recomendação é de isolamento. Sabe-se também que este será um dos últimos grupos a retomar a normalidade. Para muitas pessoas não está sendo fácil se adaptar a esta nova realidade, porém lutar contra ela pode não ser a atitude mais inteligente. Precisamos cultivar a cautela, paciência e sabedoria, características essas que muitos idosos têm de sobra, afinal, passaram por diversas situações de superação ao longo da vida e agora devem colocar em prática”.

 

 Rita de Cássia dá dicas para se adaptar a essa nova rotina: 

- Mantenha contato com amigos e familiares. O distanciamento não significa cortar relações. Ele é físico e não precisa ser emocional.


-Mantenha uma rotina regular e saudável. Fuja de hábitos negativos para lidar com a situação.


- Esteja em atividade. Preencha seu tempo dentro de casa com ocupações que gosta.


- Reserve um tempo para relaxamento. Meditação ou ioga ajudam e não existe idade para fazer esses exercícios. 


- Evite consumir muita informação sobre a pandemia em jornais, televisão e outros meios, mas, claro, esteja ciente do que ocorre em sua volta.






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600