linda insta

Reportagens Edição 155 - Abril de 2021

Você conhece o Pix?


O Pix possibilita praticidade para o dia a dia das pessoas. É um serviço gratuito, seguro e prático.

Receba dinheiro e pague contas com o Pix

 

O Pix é um sistema instantâneo de pagamentos criado pelo Banco Central, e quem ainda não cadastrou um Pix no seu celular, está mais do que na hora de fazer, pois esta é a sigla mais usada no momento. Na verdade, não chega a ser uma sigla, mas um termo que remete a conceitos como tecnologia, transação e pixel. A ideia é se tornar um nome bem popular, fácil de falar e  de lembrar. 

 

Antes dele existir, as transferências realizadas pelo celular eram vantajosas quando feitas entre contas de um mesmo banco. Porém, quando a transferência era para um outro banco, a opção era fazer TED e isso gerava custos. Com o Pix, não tem mais isso. As operações podem ser realizadas independentemente do banco, em qualquer horário, em qualquer dia e ainda o dinheiro entra na conta em poucos segundos. 

 

Outra vantagem do Pix é que se a pessoa que vai realizar o pagamento de uma compra optar por fazer isso através desse sistema e não pela máquina de cartão, a operação não vai gerar custos. Ou seja, não terá o ônus da porcentagem da venda. O valor da venda entra 100% e sem descontos. É realmente uma grande mudança e um facilitador para pagar e receber dinheiro. 

 

E criar um Pix é muito fácil! Basta ter uma conta (corrente, poupança ou de pagamentos pré-paga) e cadastrá-la por meio do aplicativo do seu banco no seu celular. Segundo a Sicredi, cooperativa que está no mercado há 39 anos, a ferramenta chegou para facilitar as transações bancárias para a população. “As movimentações financeiras poderão ser feitas por pessoas físicas e jurídicas utilizando uma chave cadastrada, via QR Code, via Pix copia e cola, Pix com chave ou ainda usando os dados bancários”, explicam especialistas da Sicredi.

 

 

Para sanar possíveis dúvidas, a Linda conversou com a Sicredi para entender melhor o que é o Pix e como funciona.

 

 

Fazer um Pix é seguro?

Sim. Todas as operações serão criptografadas, rastreadas e monitoradas, seguindo os mais rigorosos protocolos e se comunicando diretamente com o Banco Central, a fim de evitar fraudes.

 

O que são as chaves?

As chaves facilitam a transferência ou pagamento. Ao invés de memorizar e digitar código do banco, agência, número da conta e CPF/CNPJ, o pagador só precisa informar uma chave de quem vai receber a ordem. Estas chaves podem ser: e-mail, número de telefone, CPF ou uma sequência aleatória gerada pelo Banco Central.

 

Tem limite de chaves?

Pessoas físicas podem cadastrar até cinco chaves em uma conta. Já as pessoas jurídicas podem ter até 20.

 

Tenho que ter uma conta na cooperativa para criar o Pix?

Sim. Ele é um sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil, disponível para todas as instituições bancárias.

 

Como posso criar uma chave Pix no Sicredi?

A solução está disponível dentro do aplicativo Sicredi e no app Woop Sicredi, conta 100% digital. No app, acesse a opção “Pix’’ e vá em “Cadastrar Chave”. Qualquer pessoa pode ter o Pix.

 

Empresas são obrigadas a aceitar Pix?

Não. Mesmo com a nova forma de pagamento, no Sicredi as opções de TED e DOC continuarão disponíveis. O cartão de crédito possui benefícios que o Pix não possui, como o programa de recompensas, por exemplo.

 

O Pix substitui a máquina de cartão?

Para pessoas jurídicas que trabalham com a máquina de cartões Sicredi, já é possível fazer um Pix utilizando a própria máquina, sem custo na área de atuação da Sicredi Centro Leste RS e com a mesma agilidade e segurança. O uso é muito simples: basta selecionar a opção “Pix” na máquina de cartão e vincular uma chave na opção “CAD/alterar”. Daí, para efetuar uma transação, escolha “Pix” > “QR Code Pix” e digite o valor, que o QR Code será gerado. O cliente lê o Pix pelo celular e efetua o pagamento.

  

O pagamento por Pix pode ser agendado e/ou parcelado?

O Pix é uma forma de pagamento instantâneo e transferido no mesmo minuto, ou seja, não pode ser agendado. Também ainda não tem a opção de fazer parcelado como é feito em máquinas de cartão. Ao menos, por enquanto.

  

Para mais informações acesse www.sicredi.com.br/pixpj!

 

 

 





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600