linda insta

Reportagens Edição 155 - Abril de 2021

Chocolate e bom humor


“O chocolate é de grande ajuda para o psicológico se for consumido moderadamente”, Guilherme Festinalli.

O doce realmente ajuda a combater a tristeza?

 

Não é à toa que existe a expressão “chocólatras”. Muitas pessoas fazem parte deste grupo de amantes (ou viciados) em chocolate. Segundo pesquisas feitas pela revista Depression & Anxiety e pela University College London, a alegria que este alimento proporciona é verdadeira. Tanto o chocolate branco quanto o ao leite podem reduzir os riscos de sintomas depressivos em 58% da população. Já os amargos têm uma taxa de atuação de 70% nos sintomas. Isso tudo ocorre porque o chocolate contém uma série de ingredientes psicoativos que dão sensação de euforia e bem-estar, além de ajudar na concentração durante os estudos. Contudo, isso não dá o direito de abusar na ingestão do doce!

 

 

Palavra de psicólogo

 

Guilherme Festinalli, 29 anos, psicólogo há 4 anos, disse para a LINDA que o chocolate pode sim ajudar no combate à depressão, porém não se deve descarregar as frustrações do dia a dia no doce. Se virar compulsão, para de ser algo prazeroso, podendo deixar a pessoa ainda mais nervosa e ansiosa. O profissional reforça que o ideal é procurar um nutricionista ou um endocrinologista para saber qual quantidade é saudável para você consumir. 

 
 
Chocolate vegano
Chocolate vegano também tem propriedades psicoativas.
 
 ‘’O chocolate apto para consumo de veganos, geralmente, tem teor de cacau de 50% ou acima, com versões de até 85%. Sendo assim, existe também a presença das propriedades psicoativas. Ele pode, ainda, ter maior concentração dessas substâncias em comparação ao chocolate ao leite convencional. Muitas versões não tem leite de vaca nos ingredientes e no ‘ao leite’, leva leites vegetais, tornando o produto menos gorduroso e mais saudável’’,  Rodrigo Husek Scherer, 28 anos, gastrônomo há quase 2 anos e cozinheiro de culinária vegana.

 

 

Relato de quem vive do chocolate 

 

Chocolate traz alegria e bom humor.

‘’O chocolate é um aliado poderoso para quem busca uma vida com equilíbrio e bem-estar, sempre lembrando que quanto maior a porcentagem de cacau, maiores os seus benefícios para a saúde do corpo e da mente.’’

 

Vanessa Schwab Ternus, 32 anos, proprietária de uma loja de chocolates.






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 156 - Maio de 2021

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - (51) 3722-9600