linda insta

Reportagens EDIÇÃO 12 - ABRIL 2008

Um degrau de cada vez


Diariamente a criança manifesta uma nova atitude que marca seu desenvolvimento

 

A cada dia o bebê surpreende a família com um novo gesto, um sorriso diferente, um olhar que nunca havia feito e estas atitudes vão marcando as fases do seu desenvolvimento. O ritmo desse processo é individual e pode variar de acordo com as condições sociais da família, o clima, estimulação dos pais e presença ou não de irmãos mais velhos que influenciam no desenvolvimento.
De acordo com a pediatra Josane de Freitas Dutra, 48 anos de idade e 20 de profissão, as características da evolução dos pequenos não são exatas, entretanto quando começa a fugir muito do padrão é importante averiguar as causas dessa alteração, que pode ser por problemas de saúde ou até mesmo falta de estímulos. “É importante prestar a atenção, mas os pais não devem entrar em desespero se, por exemplo, aos seis meses os primeiros dentinhos não nasceram ou porque o filho não começou a engatinhar quando completou os nove meses. Não esqueça: cada ser humano faz seu tempo”, salienta a médica.


 


João Vitor Caetano: aos 11 meses, o paciente da pediatra Josane já ensaia os primeiros passos



 

FIQUE DE OLHO


Confira as habilidades adquiridas pelos bebês a cada mês:


1 mês Dorme bastante e a visão é limitada (enxerga somente se o objeto for colocado próximo a seus olhos). Também reage aos sons mais altos e pode se assustar com ruídos inesperados.


2 meses Acompanha pessoas e objetos. Já tenta levantar a cabeça. Acalma-se ao ouvir vozes e sorri. Mexe braços e pernas desordenadamente devido à falta de coordenação e tenta pegar objetos suspensos.


3 meses Reconhece os pais e consegue firmar a cabeça. Agita-se com brincadeiras, escuta música e responde aos estímulos dos pais com sorrisos. Também começa a brincar com as próprias mãos, levando-as à boca. A criança já consegue segurar objetos com firmeza por alguns minutos.


4 meses  Grita forte e demonstra preferência por brinquedos. Também ri bastante, expressa desagrado e reconhece a voz dos familiares. Nessa fase, o bebê tem sua capacidade visual aumentada e já explora objetos com a boca e balança brinquedos sonoros.


5 meses  Imita caretas. Segura obje-tos com firmeza e consegue se arrastar para pegá-los. Além disso, percebe o barulho dos brinquedos, fica atento para o que acontece ao seu redor e já balbucia, movimenta-se com mais agilidade e consegue discernir uma voz doce de uma áspera, demonstrando com expressão facial algo que lhe desagrada.


6 meses   Olha quando é chamado e podem nascer os primeiros dentinhos. Ao final do sexto mês, fica sentado com apoio. Demonstra grande interesse pelas mãos. Já estica os bracinhos para pedir colo e elege o brinquedo favorito.


7 meses  Já tem uma visão maior do mundo. Adora mudar objetos de uma mão para outra e levanta os braços em saudação. Também tem reações de estranheza a pessoas e objetos não conhecidos e sente medo. Repete os próprios sons.


8 meses  Ganha força no quadril. Já senta sozinho, mas estranha pessoas. Começa a entender o significado do não. Segura objetos com a ponta dos dedos, bate palmas e coloca vários cubos dentro de uma caixa. Manifesta sentimentos de raiva quando é contrariado.


9 meses  Consegue engatinhar bem e adquire mais força nos pés. Agarra-se a móveis e consegue se levantar. Podem nascer mais dentinhos e ele é capaz de usar xícara ou copinho. Adora jogar objetos no chão e observá-los cair. Repete sílabas.


10 meses  Senta e levanta sozinho, dá tchau e pode falar papai e mamãe. Engatinha bem e fica em pé com apoio. Melhora a habilidade manual e começa a definir qual mão vai ser a dominante. Já troca passinhos com apoio, imita sons e pode falar dissílabos. Interessa-se por fotos, desenhos e figuras.


11 meses  Ele suporta bem ficar períodos sozinho e brinca com outras crianças. Caminha com apoio, passa da posição de pé para sentado e desloca-se segurando em móveis. Diz mamá, papá e tchau. Move-se com agilidade, sobe e desce de móveis e escadas. Já abre gavetas e começa a ter noção do que é proibido e permitido.


12 meses  Tem interesse pelas cores e coopera para se vestir. Entrega um brinquedo quando pedem e sua linguagem fica mais apurada. Dá uns passinhos, porém prefere engatinhar para explorar o mundo. Gosta de comer com as próprias mãos. Define gostos e aversões e o apetite pode variar.






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601