linda insta

Reportagens Edição 153 - janeiro de 2021

Varizes, e agora?


Sérgio Moraes, cirurgião vascular: “Atualmente, há técnicas modernas que reduzem a dor durante o procedimento”

O que há de mais moderno e eficaz no tratamento de varizes 

 

As varizes não são só um problema estético. Essas veias dilatadas e tortuosas alteram o fluxo e direção da corrente sanguínea, podendo provocar úlceras e até trombose (entupimento de veias). Estima-se que 30 a 40% da população adulta tenha varizes e que até 4 a 6% desse grupo irá sofrer de úlcera varicosa, considerada a forma mais grave da doença. Esse quadro causa dor, limitação funcional e afeta a qualidade de vida do paciente.  

 

A boa notícia é que existem tratamentos modernos para tratar as varizes, realizados em clínicas médicas especializadas. Estão disponíveis técnicas minimamente invasivas, evitando cortes – embora, em alguns casos, ainda o necessite. É o que afirma o cirurgião vascular Sérgio Ricardo Araújo de Moraes, 47, com duas décadas de atuação em angiologia e cirurgia vascular.  

 

 “O uso de mais de uma técnica de tratamento no mesmo procedimento  é o que há de mais moderno no tratamento de varizes”, destaca. 

 

!
Com 23 anos de formação pela Ufrgs, Sérgio Moraes possui residência médica em cirurgia geral e em angiologia e cirurgia vascular.  
 
 
TECNOLOGIAS DE PONTA  
 
* Eco-Doppler é o equipamento que permite a avaliação e classificação do tipo de varizes. A ecografia vascular com Doppler é atualmente parte do exame físico vascular, sendo um exame realizado em quase todos os pacientes antes dos procedimentos.  
 
* O laser transdérmico é uma técnica que, associada ou não à escleroterapia, permite o tratamento de microvarizes. O laser transdérmico provoca uma reação térmica na parede da veia, provocando seu desaparecimento. A escleroterapia provoca uma reação semelhante através da irritação química da parede venosa.  
 
* O objetivo é também a eliminação da veia. O resfriador de pele é um equipamento que dá um jato de ar muito frio no local da escleroterapia ou do disparo de laser, reduzindo a sensibilidade local e permitindo que uma área maior seja atingida a cada sessão de tratamento.  





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600