linda insta

Reportagens Edição 153 - janeiro de 2021

Arrase no verão!


Luciane Decker, cabeleireira: “Adotando alguns cuidados é possível ter um cabelo perfeito no verão”

Dicas para manter os cabelos saudáveis e protegidos 

 

Na estação mais quente do ano, os cabelos requerem cuidados especiais. Isso porque eles estão mais expostos a agressões como a radiação solar, a água do mar, o cloro e a poluição. Os raios solares estão mais intensos e danosos e, muitas vezes, se esquece de cuidar da saúde dos fios. Quer saber o que fazer para manter os cabelos protegidos no verão? Veja o que diz a especialista em tratamento capilar LUCIANE DECKER, 52, do estúdio de beleza Decker Haus. 

 

OS MAIORES VILÕES

* Os raios solares degradam a estrutura dos fios, deixando-os ressecados e quebradiços. Da mesma forma, procedimentos como tintura, descoloração e alisamento. Os raios UVB danificam a queratina dos fios, deixando-os mais frágeis. Já os raios UVA oxidam e desbotam a cor (natural ou artificial). 

* O contato com a água do mar ou da piscina provoca a perda de água benéfica para os fios, resultando na falta de elasticidade e na quebra de proteínas. Com isso, eles ficam porosos, quebradiços e com pontas duplas.

 

* Evite o uso de secador para não ressecar os fios e para mantê-los protegidos dos raios ultravioletas.

 

!

Não só as mulheres, os homens também precisam cuidar de seus cabelos durante o verão. Eles têm maior tendência à oleosidade e à calvície, fatores que tendem a agravar nessa época.

 

CUIDADOS ESSENCIAIS 

* Ao sair do mar ou da piscina, lave os cabelos com água potável para retirar o excesso de cloro ou da água salgada. Use água termal para hidratar os fios. 

* Faça hidratação e restauração capilar regularmente, utilizando produtos hidratantes como ceramidas e manteigas de karité, que conferem vitalidade e hidratação. Para restaurar, aposte em máscaras de reparação intensiva para selar as cutículas e prevenir danos. 

* Invista em produtos livres de sal e de parabenos e que contenham elementos como zinco, magnésio e silício biodisponível. Esses deixam os cabelos mais nutridos e mais fortes. 

* Use chapéus, bonés e lenços para proteger os cabelos da exposição ao sol. Alguns desses itens, incluindo cosméticos, já vêm com fator de proteção capilar. Deve-se evitar usá-los com os cabelos molhados, para não abafar o couro cabeludo e evitar a queda dos fios e o surgimento da caspa, além do acúmulo de sujeira, suor e oleosidade.

* Para lavar os cabelos, use água fria ou morna (a água quente pode descamar o couro cabeludo e, com isso, sensibilizar e aumentar a oleosidade). Não esfregue essa região com as unhas, a fim de evitar feridas e estimular o aparecimento da caspa. 

 

* Cuide para que o cabelo seja penteado da forma correta – cada cabelo exige cuidados específicos conforme a textura, volume e comprimento –, para não deixá-lo embaraçado e aumentar a quebra dos fios.






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600