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Reportagens Edição 152 - dezembro de 2020

Como vai a sua coluna?


Marcos Costa: “O pilates ajuda no fortalecimento da coluna e melhora da postura”

O pilates como aliado no combate à dor 

 
Passando mais tempo em casa, com o celular na mão e o controle remoto na outra, as dores na coluna aumentaram muito durante a pandemia. Uma pesquisa desenvolvida em parceria com a UFMG, a Fiocruz e Unicamp revela que 41% das pessoas sofrem desse problema. Não por acaso, a procura pelo termo “dor nas costas” no Google aumentou em 76% nesse período. 
 
O pilates é um ótimo aliado para prevenir ou tratar dores em todos os segmentos da coluna. Seguindo um programa de exercícios adaptados e tomando os cuidados necessários, as dores podem ser aliviadas em até duas semanas (em 40 a 50% dos casos). É o que diz o fisioterapeuta MARCOS COSTA, especialista em pilates e docência na área de saúde há 11 anos. 
 
VILÕES DA COLUNA 
As dores cervical e lombar (na face posterior do pescoço e na região mais baixa da coluna, respectivamente) estão entre as queixas mais comuns dos pacientes. 
 
Conforme o profissional, alguns fatores podem levar ao surgimento ou persistência dessas dores, como sedentarismo, sobrepeso, má postura – sentar ou deitar “torto”, por exemplo – e também problemas psicológicos, como estresse, tensões emocionais, entre outros. 
 
 
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Novidade em Cachoeira do Sul, Marcos Costa inaugura, em breve, um centro de saúde multiprofissional, com atendimento nas áreas de pilates, fisioterapia, estética, psicologia, nutrição e mais. 
 
 
HÁBITOS DA ATUALIDADE 
“Posturas inadequadas durante o uso de celular e de computador, por exemplo, têm contribuído para o aumento do índice de problemas como lombalgia (dor lombar), cervicalgia (dor no pescoço), enxaqueca e até labirintite. Hoje, pacientes com 14 anos já apresentam dor na cervical, cifose (postura curvada) e outras alterações precoces”, observa Marcos. 

BENEFÍCIOS DO PILATES  
  
* Aumento da resistência física e mental
* Aumento da flexibilidade
* Corrige problemas posturais
* Aumento da concentração
* Tonifica a musculatura
* Melhora a coordenação motora
* Promove menor atrito nas articulações
* Alivia dores musculares   





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