linda insta

Reportagens Edição 152 - dezembro de 2020

FONTE DA JUVENTUDE


Fabrício Bervian, médico das misses /Carlos Sillero

Enquanto esperamos a ciência “parar o relógio”, a medicina já consegue retardar os seus ponteiros

 

"Hoje já é possível retardar o envelhecimento com um efeito natural”

 

Desde a antiguidade o homem busca encontrar a “pílula da juventude”, aquela que viria retardar os efeitos do envelhecimento. É fato que estamos vivendo por mais tempo que nossos ancestrais, porém os sinais de envelhecimento não acompanham nossa idade mental e as ruguinhas da pele começam a chegar em um tempo em que não nos “vemos” envelhecidos. Confuso? Nem tanto. Poderíamos arriscar dizendo que a terceira idade hoje seria a quarta idade. Os cinquentões de hoje, são os quarentões de ontem, e assim vai.  

Essa busca pela prevenção e redução dos sinais precoces do envelhecimento é incessante. Com o avanço da ciência, será que conseguiram descobrir o elixir da juventude e da longevidade? A resposta é: “Sim!”, afirma o cirurgião plástico FABRÍCIO BERVIAN, 40, com 12 anos de profissão. 

 

APARÊNCIA MAIS JOVEM  

* Felizmente, hoje existem procedimentos que conseguem reverter os sinais da idade. Veja os principais:  

* Bioestimulador de colágeno: para obter um estímulo de colágeno

* Ácido hialurônico: permite recolocar a hidratação

* Preenchedores e fios de sustentação: produzem um efeito lifting, para mais firmeza e vitalidade. Algumas tecnologias associadas conseguem fazer uma retração na pele  

 

EM ALTA  

Procedimentos faciais

* Rinoplastia: “Um nariz mais delicado e um ângulo entre o lábio e a ponta do nariz um pouco mais elevado dão um ar de rejuvenescimento”

* Bleforoplastia: “Cirurgia de pele das pálpebras superiores leva a uma aparência mais jovem”

* Preenchimento labial: “Um lábio mais carnudo dá um ar mais jovial. O nosso auge de lábio é aos 15 anos de idade e depois vamos perdendo o volume”

* Bioestimuladores: “Dão um efeito de firmeza na pele sem alterar muito a anatomia facial” 

* Botox: “Botox é a marca registrada que produz a toxina botulínica. Ele tem a finalidade principal eliminar ou suavizar rugas e linhas de expressão na pele, principalmente facial, após certa idade. Com isso, as cavidades são preenchidas e o rosto fica mais uniforme”. 

 

Corporais  

* Abdominoplastia: cirurgia para retirada do excesso de pele e gordura localizada, indicada para a recuperação da firmeza da região abdominal

* Lipoaspiração: aspiração da gordura localizada

* Prótese de silicone: implantes colocados nos seios, glúteos ou outras regiões do corpo para um aumento do volume na região

* Mastopexia: cirurgia de levantamento das mamas 

 

CURIOSIDADE  

Com o passar dos anos, a tendência natural é a diminuição da hidratação da pele, de colágeno e da sustentação da pele – considerado o tripé do envelhecimento, que acarreta na perda tanto de massa gorda quanto de massa óssea.  

 
Checklist da rotina beleza 
 
Conquistar uma pele perfeita, sem cirurgias, pode até parecer um sonho, mas você sabia que com alguns cuidados simples isso pode se tornar realidade? Existem ativos e produtos poderosos que podem ajudar na sua rotina de beleza em casa. Com a ajuda do Dr. Fabrício, vamos listar alguns deles! 
 
 
ÁCIDO RETINOICO 
O ácido retinoico é um dos únicos ácidos indicados que dá efeito e penetra a camada mais profunda da pele, atingindo as células de interesse para rejuvenescimento facial. Essa substância de uso homecare deve ser aplicada à noite. Primeiramente, é preciso hidratar bem a pele, passando uma fina camada do ácido. 
 
“Não é a quantidade e a agressão que se faz – vermelhidão e descamação não são efeitos esperados com a utilização dos ácidos noturnos – que irão rejuvenescer, mas a penetração do produto nas células, protegendo-as dos danos causados pelo sol”, explica Bervian. Por isso, pode ser utilizado tanto no verão quanto no inverno. 

PROTETOR SOLAR 
Se você quer se proteger do melasma, é preciso investir em protetor solar para o rosto e o corpo. Você pode usar qualquer marca, pois todos os produtos têm o seu princípio ativo principal vindo da mesma indústria.  O que muda é o cheiro e a textura, entre outra coisas. “Não adianta proteger apenas o rosto, o sol que você pega no pé, mancha a sua pele e vai ‘parar’ na face”, explica Fabrício.
 
QUEDA DE CABELO
Se o seu problema for queda de cabelo (queixa comum entre o público masculino), um dos principais tratamentos com comprovação científica é a finasterida 1 mg e o minoxidil tópico de 12 em 12 horas. “Esses tratamentos combinados podem reverter a queda capilar e ter um retorno do volume do seu cabelo em até 85% após a utilização durante três anos da finasterida”. 
 
 
Por que fazer uma cirurgia plástica?  
 
“A gente vive um momento em que somos muito julgados pela nossa aparência. Isso pode ter uma variação de região e no Brasil essa é uma tendência bem forte. Por isso que o nosso país é considerado um dos campeões em procedimentos estéticos, pelo valor que a gente dá ao físico das pessoas. ‘Almejamos’ chegar o mais próximo possível de um padrão de beleza. É importante, antes de fazer qualquer procedimento estético, se questionar a motivação que o leva a realizá-lo. Nós temos dois lados: a vaidade e o bem-estar, considerado um quesito de saúde pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Então eu acredito que a gente tem que buscar, independentemente se for um detalhe – como levantar um pouco o nariz ou eliminar uma gordura localizada –, o que pode trazer mais autoestima e melhorar a qualidade de vida. Estar mais à vontade para tirar uma selfie ou viajar e colocar um biquíni, por exemplo, aproveitando melhor um monte de opções de lazer e permitindo que consiga aproveitar mais. Só temos que ver até que ponto isso é uma pressão social ou algo que vem da gente. Temos que aprender a se aceitar mais e tolerar mais os nossos defeitos”.  FABRÍCIO BERVIAN, cirurgião plástico.
 
 
Você sabia?
 
CUIDAR DA APARÊNCIA TEM SUAS VANTAGENS
Pessoas que cuidam mais da aparência e buscam manter hábitos mais saudáveis têm melhores salários, são vistas como mais inteligentes e recebem mais atenção na maioria dos aspectos da vida. É o que diz um estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Outra vantagem que o estudo aponta é que não se consegue negar algo para uma pessoa “bem apresentável”. Outros estudos mostram que pessoas com beleza acima da média são consideradas mais agradáveis, persuasivas e confiáveis.





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600