linda insta

Reportagens Edição 151 - novembro de 2020

Odontologia do sono


“O uso de aparelhos ortodônticos, ortopédicos e miofuncionais ajuda a tratar distúrbios de sono em crianças”, diz a cirurgiã-dentista Catarine Grisa

Tratamento multidisciplinar para distúrbios do sono na infância 


 

Na hora de dormir, seu filho range os dentes, respira pela boca e/ou ronca? Esses são alguns dos sinais e sintomas que identificam os distúrbios respiratórios do sono (DRS) na infância. Quando não tratada, essa série de patologias respiratórias pode provocar deficiência na formação da face, alterando os dentes, a mordida, o sorriso e a respiração, trazendo consequências prejudiciais que interferem na saúde geral. 
A boa notícia é que existe tratamento e que, se identificado precocemente, as alterações serão mínimas ou nenhuma. Novidade na região, a Consulta 3S – saúde, sono e sorriso, oferece um tratamento multidisciplinar para atender o público infantil afetado por essa condição. 
Habilitada na especialidade de ortodontia para adultos e crianças, a cirurgiã-dentista CATARINE GRISA, 35, com 11 anos de formação, esclarece o assunto. Saiba mais!


COMO IDENTIFICAR 

Outros sinais/sintomas dos distúrbios respiratórios do sono são:
* Insônia, sono agitado e/ou apneia
* Dor de cabeça 
* Cansaço diurno
* Pavor noturno
* Olheiras
* Travesseiro molhado de saliva pela manhã
* Desatenção, hiperatividade e déficit de atenção (TDAH)
* Dificuldade para falar algumas letras 

Segundo a cirurgiã-dentista, crianças com hábito prolongado de chupeta, mamadeira e obstruções respiratórias (adenoide/amígdalas) aumentam as chances de apresentar sinais e sintomas de distúrbios respiratórios do sono. 

“Essas alterações também podem alterar a mastigação, a deglutição e gerar atraso na fala. Além de impedir o fechamento da boca pela dificuldade de selar os lábios, marcado sob uma aparência de cansaço”, explica.


Catarine Grisa é especialista em Ortodontia e proprietária das clínicas Qualident em Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul. É a primeira credenciada no projeto Clínica Sono Kids em ambas as cidades.


EQUIPE 
MULTIDISCIPLINAR 

Esse tratamento, na maioria dos casos, é feito com equipe multidisciplinar e pode envolver ortodontista, otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e/ou pedagogos. 
“Na ortodontia, detectado o problema, temos opções de tratamentos com aparelhos preventivos, ortopédicos e miofuncionais que estão cada vez mais confortáveis, higiênicos e rápidos”, diz. 


OS BENEFÍCIOS 
Além de prevenir e tratar distúrbios respiratórios do sono, o tratamento evita e corrige alterações dentárias e ósseas, como mordidas abertas e cruzadas e auxilia no crescimento correto da face e dos ossos. “Com menor tempo de tratamento e maior conforto, ainda evita cirurgias no futuro”, destaca.
“Também melhora a respiração e mastigação, estimulando a oxigenação cerebral. Com isso, é perceptível o ganho na qualidade de sono e de vida da criança, contribuindo para a melhora do rendimento escolar e da disposição até mesmo para brincar”, acrescenta. 


CURIOSIDADE
Adultos que apresentam esses sinais e sintomas não podem mais tratar? “Pode, sim! A diferença é que na infância os resultados são mais rápidos e efetivos, enquanto em adultos nem todas as alterações serão sanadas completamente”.





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 161 - Outubro de 2021

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - (51) 3722-9600