linda insta

Reportagens Edição 150 - outubro de 2020

Respire melhor!


“Atualmente a cirurgia é feita por vídeo e bastante confortável”, diz o médico otorrinolaringologista Gabriel Aued

Tratamento  para desvio de septo é eficaz e não deixa cicatriz 


 
Você tem dificuldade para respirar? Isso pode ser desvio de septo! Estima-se que cerca de 70% da população sofra deste problema, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). É comum, entre os pacientes, a queixa de ter um dos lados das narinas constantemente obstruído. Pode afetar tanto homens como mulheres e até crianças. 
Se o desvio fica em alguma área estrutural do septo nasal, ele pode causar desvio e tortuosidade do nariz, acarretando em alterações tanto funcionais como estéticas. Mas há solução para isso, afirma o médico otorrinolaringologista GABRIEL CEOLIN AUED, 36. 

Ilustração de um septo normal e um exemplo de desvio de septo. 

 
O QUE É 
O septo nasal é uma estrutura em parte de cartilagem e em parte de uma lâmina óssea. Essa “parede”, que divide o nariz em dois lados, é maior do que se imagina – tem aproximadamente cinco centímetros de comprimento por quatro de altura.  
“É como se tivéssemos dois narizes. E esses ‘dois’ lados devem ser simétricos ou quase idênticos”, explica o médico. 

COMO OCORRE
O desvio de septo ocorre quando a articulação entre os ossos e as cartilagens que formam o septo estão desencontradas, “como se fosse um quebra-cabeça desencaixado”. 
 “Pode ter origem desde o nascimento, por um problema de crescimento anormal e assimétrico, ou ser adquirido na infância ou idade adulta após algum trauma na face”, esclarece. Porém, em muitos casos, os desvios são pequenos e assintomáticos. 

QUANDO OPERAR 
Como o desvio de septo é um problema anatômico, a única maneira de resolvê-lo é com uma cirurgia de septoplastia. 
Conforme Gabriel, a cirurgia é feita com anestesia geral, fazendo uso de equipamento de vídeo para amplificação da imagem, que remove ou desentorta a parte desviada que causa obstrução do fluxo de ar. “As incisões são todas internas, não deixando cicatriz no rosto”, frisa. 
 

 RINITE OU SINUSITE CAUSAM DESVIO DE SEPTO? 

 

 “A rinite não causa o desvio de septo, mas agrava os sintomas de obstrução e entupimento pelo inchaço interno do nariz. Já a sinusite sim pode ser causada pelo desvio, pois esse pode obstruir a drenagem dos seios da face. Pode ser feito um tratamento clínico para rinite alérgica que diminui a inflamação do nariz e às vezes melhora a passagem de ar”.






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 153 - janeiro de 2021

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - (51) 3722-9600