linda insta

Reportagens Edição 150 - outubro de 2020

Vitória pela VIDA


“Olho para trás e tenho gratidão por estar aqui”. Janaína Domingues

Conheça a história da professora que venceu o câncer de mama


 
O mês de outubro veste-se de cor-de-rosa por um nobre motivo: a conscientização sobre o câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), essa é a segunda maior causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras. Mas as chances de cura da doença são estimadas em até 95% quando diagnosticada precocemente.
 
Uma dessas histórias de superação é a da professora Janaína Moura Domingues, 48, que descobriu o câncer de mama em 2015 e se encontra hoje na reta final do tratamento. Para inspirar outras pessoas que estão passando por este período, Janaína nos conta um breve relato sobre a sua experiência de vida e onde encontrou forças para vencer a batalha.
 
 
EM FAMÍLIA 

Descoberto o câncer de mama em estágio inicial em janeiro de 2015, Janaína Domingues identificou um nódulo na mama direita. Durante a ecografia, foi alertada sobre um possível câncer, confirmado com uma biópsia. Nesta época, sua mãe, Gisselda, descobriu um câncer de pulmão e estava em tratamento, vindo a falecer em setembro de 2017.

“Minha força foi minha filha, Júlia, que passou comigo por todos os momentos da doença, sempre me mantendo firme e com atitudes positivas”, diz a professora, que é pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado (AEE). Júlia, de 31 anos, é administradora e mãe da pequena Marina, de 11 meses, para a alegria da família.

“Aconselho a todos que valorizem os familiares ou pessoas que estiveram ou estão ao seu lado nesta caminhada. Nestes momentos reconhecemos os verdadeiros amigos”. JANAÍNA MOURA DOMINGUES

 
“OLHAR DE GRATIDÃO” 

Para Janaína, cada sessão de quimioterapia era motivo suficiente para festejar – “como dizíamos, uma a menos...”. Neste período, ela se encontrava em transição profissional e precisou abdicar de sua agenda para realizar o tratamento, durante um ano e três meses.

“Não posso dizer que foi fácil, mas agradeço por ter passado por tudo e vencido. Creio que isso faça parte do fortalecimento”, reflete.

 
A 5 MESES DA CURA 

Atualmente, Janaína segue à risca o tratamento de cinco anos como parte do protocolo médico, com data de encerramento para março de 2021. Para isso, ela faz uso diário da medicação tamoxifeno – usada após o tratamento primário para câncer de mama em sua etapa precoce e como prevenção para pacientes com risco elevado de desenvolver o tumor.

“Todos os profissionais de saúde foram e são cruciais no meu tratamento. Conheci pessoas incríveis, como a Dra. Sarita Santos, a quem tenho maior admiração. Espero que logo esteja aprovada para voltar à vida normal”, fala Janaína, cheia de esperança e com um sorriso no rosto.





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600