linda insta

Reportagens Edição 148 - agosto de 2020

Gente de PRESTÍGIO


12 personalidades mais admiradas da cidade 


Ao longo de dois séculos de vida, nossa cidade sagrou-se berço de inúmeros talentos que obtiveram destaque para além de nossas fronteiras. Personalidades de diversas gerações marcaram a nossa história, seja pelos seus feitos profissionais, por sua conduta pessoal ou devido à sua contribuição ao nosso município, com motivos suficientes para deixar seus conterrâneos orgulhados. Dessa forma, a Revista LINDA consultou 25 formadores de opinião da comunidade cachoeirense para indicarem seus favoritos e, juntamente com nossa redação, batemos o martelo. Confira quem é destaque nesta edição. 


OS MAIS ADMIRADOS

Mirian Ritzel Cristianno Caetano


Quem sabe da história de Cachoeira é ela. Eleita a personalidade mais admirada de Cachoeira do Sul, Mirian Ritzel, 59, é pesquisadora de História e atua na área cultural há três décadas, desde o seu ingresso no Museu Municipal. Professora de Letras de formação, Mirian já passou por uma série de entidades culturais do município, como no Arquivo Histórico, Núcleo Municipal da Cultura e Compahc. 
 
Também é sócia da Amicus, integrante da atual diretoria e membro do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), palestrante, escritora – onde incluiu o blog História de Cachoeira do Sul –, e colunista de história e cultura do Jornal do Povo há uma década. Atributos estes que fazem de Mirian Ritzel uma defensora e mantenedora dos bens da nossa memória. 



Ana Both Reprodução/Divulgação

Diretora do setor assistencial da Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC), Ana Lucia Brandes Both, 64, aposentada, presta serviços assistenciais voluntários à população carente portadora da doença, sendo essa a sua quinta gestão na diretoria deste setor. Graduada em Química, Ana ingressou na LFCC como vice-presidente em 1992, assumindo a presidência em 1999. Ao longo de sua trajetória, vem contribuindo com diversos setores da entidade. 



Marisa Timm Sari /Ernani Marques

Com cinco décadas de magistério, Marisa Timm Sarim, foi professora, diretora e secretária municipal de Educação e Cultura de Cachoeira do Sul. Atual presidente da Amicus, contribui para a construção do Plano Municipal da Cultura. Natural de São Pedro do Sul, é pedagoga e mestre em Educação pela Ufrgs, atuando como consultora da ONU em Educação e integrante do Conselho Estadual de Educação. Cidadã Honorária de Cachoeira do Sul (1996), premiada Destaque do Ano: Expressão Cultural, pelo Jornal do Povo, em 2015.


Helena Vieira da Cunha - Ernani Marques

Referência em colunismo social, Helena Vieira da Cunha, 69, é diretora de Relações com a Comunidade do Jornal do Povo e empresta seu nome à coluna diária que possui no JP há quatro décadas. Empresária e professora de Português aposentada, Helena assume a organização dos mais variados eventos, como Noite dos Destaques, Top Of Mind, Broto Cachoeira, Dia do Vizinho e festas da Revista Linda. Apresenta o programa diário na rádio GVC.fm, “Dicas da Helena”. Além de colunista, sempre participou da vida comunitária. 


Maria Tereza Carvalho - Joice Bernardi

Decoradora de eventos aposentada, Maria Tereza Carvalho, 81, é presença atuante nos principais eventos sociais, projetos solidários e grupos da sociedade cachoeirense. Abnegada ao trabalho voluntário, compõe o Conselho da Comunidade e a Pastoral Carcerária do Presídio há mais de uma década. Atuante na LFCC no setor assistencial e voluntária na Lojinha do HCB.



Marlon Santos Reprodução/Divulgação

Deputado federal e médium, Marlon Santos, 44, foi deputado estadual, vereador e prefeito de Cachoeira do Sul. Entre seus feitos, está o repasse de R$ 500 mil de custeio para investimento em ações contra a covid-19 no município. No centro de atendimento mediúnico, chega a atender mais de seis mil pessoas em um dia. É agricultor, escritor, CEO da rede social Bem Please, consultor de marketing, cientista político e palestrante.



Ana Lúcia Machado Falcão 

Secretária do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial, Ana Lúcia Machado Falcão, 60, é engajada na promoção de projetos sociais e políticas públicas. Integra o Movimento Comunitário Cachoeirense (Mococa) e também é membro da equipe presidencial do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Vila. Junto com sua diretoria, criou o projeto social O Ninho da Arara. 



Moacir Mazzari - Grazy Soares

Diretor executivo da Agro-pertences há nove anos, Moacir Marzari, 56, é conselheiro e sócio do grupo Agro Screw, formado pelas indústrias Agro-pertences, Screw e Usiagro e pela Administradora de Bens Lorelei. Natural de Faxinal do Soturno, Marzari é integrante do conselho regional da Federação da Indústria do Rio Grande do Sul (Fiergs) e conselheiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Em 2019, recebeu o título de Cidadão Honorário de Cachoeira do Sul, pela Câmara de Vereadores. 



Cecília Chaves - MUTI Produtora De Eventos

Psicóloga especializada em gestão de pessoas e empresária da Clas Psicologia, Cecília Chaves, 50, é presidente da Sociedade Rio Branco (SRB). É a primeira mulher a assumir a presidência do clube. Comanda há duas décadas o grupo de convivência e autoajuda Harmonia. 



Chulipa Möller 

O engenheiro civil Luiz Fernando Chulipa Möller, 65, é proprietário e fundador do ginásio de esportes Chulipão, primeiro ginásio particular da cidade. Assume a presidência do Asilo Nossa Senhora Medianeira há mais de uma década, desenvolvendo atividades solidárias voluntárias. Assina uma coluna semanal de cotidiano no Jornal do Povo e dedicou grande parte de sua vida ao basquete, como jogador, treinador e dirigente.



Denise Caspani 

Nutricionista na Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, Denise Carvalho Caspani, 58, atua na área há 30 anos. É coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DAS), presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) e Chefe de Atenção à Saúde. Participa de projetos e atividades teórico-práticas de incentivo à melhoria do padrão alimentar e nutricional da população cachoeirense. 


Julio Cezar Mandagaran Caspani Sérgio Ellwanger


Ex-prefeito de Cachoeira do Sul, Julio Cezar Mandagaran Caspani, 84, assumiu a gestão municipal em 31 de janeiro de 1977. No ano de 1973, foi eleito vice-prefeito. Natural de Uruguaiana, Caspani é graduado em Direito pela UFSM e é apoiador permanente de projetos culturais. 






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - (51) 3722-9600