linda insta

Reportagens Edição 146 - junho de 2020

Vida ativa


Thábatta Menezes, médica nutróloga: “As doenças genéticas se manifestam 80% das vezes pelas escolhas que fizemos ao longo da vida”

Nutrólogo pode ajudá-lo a alcançar melhor qualidade de vida 


 

Você já ouvir falar em nutrologia? Essa é uma especialidade da área médica que estuda, analisa e compreende o impacto dos nutrientes ingeridos no organismo. Essas substâncias são encontradas nos alimentos e são essenciais para o funcionamento adequado do corpo. Para entender as funções do nutrólogo e quando procurá-lo, a Linda conversou com a médica Thábatta Stracke Menezes, 32, com seis anos de formação, especialista em nutrologia. 
 
 
O QUE É 
O médico nutrólogo fornece além de uma consultoria alimentar ao paciente – auxilia casos de emagrecimento, melhora da qualidade de vida, queda capilar, desânimo, melhor desempenho físico ou tratamento de doenças crônicas. 
 
“É o profissional responsável pela vida saudável, atuando na prevenção ou tratamento. Não basta ‘comer o certo’, é necessário saber o que seu organismo está fazendo com o que recebe. Atuando nesse sentido, essa área ganhou importância nos últimos 10 anos e, através da ciência, nos traz conhecimento de como cultivar a saúde”, destaca Thábatta. 
 
 
O QUE FAZ 
Aplica este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças. O nutrólogo, conforme Thábatta, tem por finalidade prevenir, reduzir ou tratar transtornos alimentares e doenças causadas pela má alimentação. Também atua na obesidade, antienvelhecimento, comportamento alimentar, distúrbios hormonais e doenças crônicas (como hipertensão, diabetes e aterosclerose).  
 
 
COMO FUNCIONA
Através do levantamento da história pessoal do paciente, é feita uma avaliação corporal e laboratorial. Após a realização de um diagnóstico, é traçado um mapa para orientá-lo “como e onde quer chegar”. Assim, o nutrólogo irá relacionar a doença, alimentação e qualidade de vida do paciente aos seus hábitos, rotina, sono, estresse e atividade física, para melhor resolutividade no tratamento, por meio de desafios e estratégias pré-estabelecidos. 
 
Segundo a médica, muitas vezes a sensação de desconforto, a falta de energia e o cansaço mental e físico estão associados à má alimentação e a falta de qualidade do sono ao mal funcionamento do intestino. Dessa forma, “cabe à nutrologia investigar e diagnosticar a causa-efeito e agir no tratamento, principalmente através do alimento, e se necessário, suplementos e medicações. É um tratamento a longo prazo, cujo princípio é a individualidade do paciente”. 
 
 

OBJETIVOS PRINCIPAIS 
 
* Proporcionar longevidade
 
* Envelhecimento saudável
 
* Melhora da performance física
 
 
 
MULHERES
X HOMENS 
 
“Mulheres saudáveis com idade entre 30 e 60 anos buscam desacelerar o envelhecimento, o qual impacta diretamente a autoestima. Acompanhada do vigor físico, sexual e de cognição. Entre homens, principalmente entre 40 e 50 anos, se destaca a busca de tratamento por queda capilar. Eles estão mais vaidosos e atentos para um envelhecimento saudável, sendo em torno 35% nos consultórios. O tempo não para, mas podemos desacelerar esses sinais”, fala Thábatta.
 
 
SAIBA MAIS 
 
Thábatta Menezes é graduada em medicina pela Ulbra/Canoas em 2013, cursou Dermatologia Clínica no Instituto BWS (2014 a 2015), Dermatologia com Ênfase em Cosmiatria/ Estética na Faculdade ISMD (2018 a 2019) e Nutrologia Médica no Hospital Israelita Albert Einstein (2019 a 2020). 
 
Entre os cursos e congressos nacionais e internacionais que acumula na área de dermatologia estética e nutrologia, Thábatta participou, no último ano, do Miami Anatomical Research Center (Marc), um dos mais renomados centros de excelência no treinamento de cirurgias e estudo de anatomia em cadáveres humanos frescos, em Miami, nos Estados Unidos. 





BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - (51) 3722-9600