linda insta

Reportagens Edição 144 - março de 2020

Você sabe ser elegante?


10 coisas que uma pessoa elegante não deve fazer 

 

Rosimeri Moraes: “A elegância é um todo” 


Alguns segredos podem ajudá-lo a passar uma boa imagem pessoal, manter as relações e abrir portas no trabalho. A elegância é um deles! Ser alguém elegante não está relacionado à classe social ou à condição financeira, mas é uma questão de postura, comportamento e estilo. Conversamos com uma especialista no assunto, a empresária ROSIMERI MARQUES MORAES, 55, que aponta 10 atitudes a serem evitadas: 

 

 

X LOOK ERRADO 
Vista-se de acordo com o seu tamanho, idade e biotipo. Não adianta usar a moda, pensar numa roupa moderna e não ter noção de si, de seu corpo... É preciso escolher uma roupa que realmente irá ficar bem e confortável, conforme a ocasião (local, horário, restrições, etc.). Tenha cuidado com a hora e a ocasião para não pecar nos acessórios, exagerar ou colocar alguma peça que não tem concordância com a roupa. Óculos de sol são para os olhos, não são tiaras que se colocam na cabeça. As bolsas precisam estar em harmonia com o visual. 

 

MAKE EXAGERADA
A maquiagem precisa ser de acordo com a ocasião. De dia uma maquiagem mais leve e à noite, dependendo do compromisso, uma maquiagem mais elaborada. É importante prestar atenção na cor da base, preparação da pele e nos tons para harmonizar com o todo e não errar.

 

ATRASOS 
Chegar depois do horário é um comportamento aceito no Brasil, mas no exterior é um erro grave, considerado um ato de desrespeito. É importante ter a consciência de que se algo foi marcado em determinado horário, é porque é melhor para ambos e todos têm compromissos.
Comer demais 
Nesse momento podemos perder completamente a elegância, seja ao comer rápido, falar enquanto come, colocar comida em excesso no prato e não comer... É preciso estar atento à maneira de segurar os talheres e ao modo certo de apreciar cada tipo de alimento.  
 

X FALAR MAL DE ALGUÉM
É importante saber e pensar no que falar. Lembre-se que essa é uma opinião sua sobre aquela pessoa. E opinião é algo que tem que guardar para você. Se você não gostou no momento de algo que ela fez, de seu comportamento, externe para a própria pessoa se ela perguntar.  

 

MUITO PERFUME 
Esse é um grande aliado, mas tem que ter cuidado para não exagerar. Evite usar perfume forte durante o dia e a mistura de vários cheiros (do creme, do desodorante, etc.). Se você vai a um lugar de dia, onde as pessoas ficam próximas e em ambiente fechado, invista em algo suave.
 

CLOSE ERRADO 

Com tantos ritmos e músicas é preciso ter cautela na hora da dança. Preste atenção em como se movimentar sem perder a elegância, se a roupa permite rebolar ou descer até o chão sem mostrar demais ou se o sapato está adequado e não apresenta risco de levar um tombo.
 
 
X SER INCONVENIENTE
Ao visitar algum amigo ou familiar que passou por uma cirurgia ou está doente, segure sua curiosidade e não faça perguntas do tipo “dói muito?” e “vai ficar cicatriz?”. Se limite a falar de coisas boas, de sua recuperação, ou mude de assunto. Saiba como cumprimentar e até ao levar alguma coisa, se pessoa pode comer aquele doce ou se é alérgica a flores, por exemplo. 
 

SAPATOS E MEIAS
Existe sapato e meia certa para cada look. Às vezes a pessoa escolhe o vestido ou terno certo e coloca uma meia errada ou muito grossa, ficando pesada para a textura daquela roupa. Ou então coloca um sapato porque tem em casa, “é assim que eu vou”, e acaba errando aí. 

 

DESLEIXO
Compromisso informal não quer dizer qualquer. Tenha cuidado com o uso de sandálias rasteiras que fazem barulho ou com calçados com tiras que não param nunca e que causam desconforto. Roupa de academia não é roupa para um compromisso menos formal. Atenção às transparências, decotes e shorts curtos ou a roupas mais jogadas, do tipo “saí de casa e fui assim”. 





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600