linda insta

Reportagens Edição 144 - março de 2020

É FAKE NEWS!


4 assuntos alvos de mentiras na internet 

 

Esse é o termo da vez, e ao que tudo indica as ‘fake news’ (notícias falsas) não vieram apenas para ficar, como já atingiram um novo patamar, as chamadas ‘deepfakes’. São imagens, vídeos e gravações falsos produzidos com ferramentas de inteligência artificial, softwares e ‘bots’ (robôs), que deixam tudo mais ‘real’ possível. Na era da ‘pós-verdade’, há uma fábrica de ‘fakes’ no mundo responsável por disseminar mentiras que circulam, principalmente, nas redes sociais. A Linda separou quatro temas que são alvos dessa prática na internet: 

 
 
CORONAVÍRUS

À medida que o coronavírus se espalha em vários países, vírus que causam infecções respiratórias com mortes registradas, várias informações falsas se alastram pelas redes: “sopa de morcego” responsável pela disseminação; medicamentos, chás e soluções que prometem cura e prevenção de contaminação; produtos chineses embalados em plástico bolha com “ar infectado”. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde já desmentiram essas afirmações e alertam que não há nenhuma comprovação científica para elas.  
 
 
VOCÊ SABIA?

Estima-se que as informações falsas se espalhem 70% mais rápido que as verdadeiras e alcancem mais gente, como aponta o estudo MIT publicado na revista Science em 2018. Elas são intencionalmente divulgadas para atingir interesses de indivíduos ou grupos e costumam apresentar uma linguagem simples e direta, apelando para sentimentos de medo e raiva. 
 
 
VACINAS 
O movimento antivacinação reúne grupos que conspiram sob teorias sem qualquer comprovação científica, estimulando a prática da não imunização. Esse movimento ganhou força, sobretudo, nos últimos anos, junto de surtos de doenças ao redor do mundo. Tamanho dano causado, ele foi incluído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em seu relatório sobre os 10 maiores riscos à saúde global em 2019, porque “ameaça reverter o progresso alcançado no combate a doenças evitáveis por vacinação, como o sarampo e a poliomielite”. 
De acordo com a OMS, “a vacinação é uma das formas mais eficientes, em termos de custo, para evitar doenças. Ela atualmente evita de duas a três milhões de mortes por ano, e outro 1,5 milhão poderia ser evitado se a cobertura vacinal fosse melhorada no mundo”. 
 
 
TERRA PLANA
Há mais de dois mil anos, o filósofo grego Aristóteles entendeu que o único formato possível para a Terra deveria ser o circular. Mas para os chamados ‘terraplanistas’, isso não passa de um complô criado pelas instituições. Teorias conspiratórias tentam mostrar que a Terra seria plana como um disco de vinil. Contudo, evidências mostram que isso não seria possível – a ciência já comprovou que a Terra é redonda (seu formato é o de um esferoide oblato). 
 
 
AQUECIMENTO GLOBAL
O aquecimento global é o processo de mudança da temperatura média global da atmosfera e dos oceanos. De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), o aquecimento global causado pela ação humana já pode ser observado em diversos fatores: derretimento de geleiras, aumento do nível do mar e secas (crise ambiental). Por outro lado, negacionistas do clima acreditam que o fenômeno não é provocado pelo homem, contrariando a comunidade científica e o conhecimento que já se tem estabelecido sobre o assunto. Líderes políticos, empresários, ativistas e indígenas não raro entram em conflito a respeito do meio ambiente, como no caso das queimadas da Amazônia, que devem agravar o aquecimento. 





BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - (51) 3722-9600