linda insta

Reportagens EDIÇÃO 11 - MARÇO 2008

Sorriso bonito desde a infância


Cuidados com a primeira dentição devem começar antes mesmo dos dentes aparecerem

 

Dizem que o sorriso é o nosso cartão de visitas, mas para ele agradar quem se aproxima é fundamental ter dentes bonitos. O que muitos não sabem é que para garantir um sorriso saudável é necessário cuidar deles desde a infância, ainda na primeira dentição. De acordo com a especialista e mestre em Odontopediatria Fabiane Piva, 30 anos de idade e sete de profissão, a primeira visita ao consultório de um dentista deverá ser feita logo após o surgimento dos primeiros dentes decíduos, conhecidos como dentes de leite, que começam a nascer por volta dos seis meses de idade, não ultrapassando o primeiro ano de vida do bebê.


Fabiane: cuidados com a primeira dentição são fundamentais para um sorriso bonito na vida adulta


“Essa primeira consulta é muito importante para que o dentista possa orientar os pais quanto aos cuidados com a higiene bucal e alimentação de seu filho, assim como já iniciar a ambientalização da criança com o consultório dentário”, observa. A pequena Júlia Lasch, 5 anos, é prova de que quanto antes ir ao dentista, melhor. Paciente de Fabiane desde os três meses, ela sente-se à vontade na cadeira do consultório e ainda adquiriu o hábito de cuidar bem dos dentes.
Segundo Fabiane, muitos pais têm a idéia de que os dentes de leite vão cair e por isso não existe a necessidade de cuidá-los, mas aí está o grande equívoco. “Os dentes de leite são muito importantes para saúde geral da criança, pois além da função mastigatória exercem as funções de manutenção de espaço para a erupção dos dentes permanentes, fonação, deglutição e estética”, explica. Além dessas funções, ao contrário do que muitos pensam, os dentes de leite possuem raiz e inervações, assim como os dentes permanentes, por isso a importância de tratamento em casos de lesões de cárie para evitar dores.


 

Passo a passo


Os cuidados com a primeira dentição

 

. Os cuidados de higiene bucal do bebê devem fazer parte da rotina da criança desde cedo, para que ela já esteja acostumada à manipulação de sua boca antes mesmo de aparecerem os primeiros dentes.
 

. O recomendado é que seja realizado a partir do segundo mês de vida do bebê uma limpeza dos locais onde irão erupcionar os dentes com uma gaze ou fralda macia umedecida em água limpa uma vez ao dia. Esse momento pode ser realizado juntamente com o banho do bebê ou antes de dormir.

 
. Assim que começarem a nascer os primeiros dentes de leite, deve-se utilizar a escova dentária para realizar a higiene bucal. Deve-se dar preferência para as escovas de cabeça pequena, com poucas cerdas e macias. Já o uso da pasta dental deve ser iniciado somente após a erupção dos primeiros molares decíduos, por volta dos primeiros 12 meses de vida do bebê. Nessa faixa etária, a quantidade de creme dental deve ser bem pequena.
 

. A criança deve ter horários determinados para realizar a sua alimentação, evitando a alta freqüência alimentar.
 

. Os pais devem estimular a escovação dos dentes e o uso de fio dental pelos seus filhos, porém, devem fiscalizar e assumir a escovação diária até aproximadamente os oito anos da criança, já que até essa idade as crianças ainda não possuem coordenação motora para acessar e limpar todos os dentes adequadamente.

 

Quando uma criança perde por completo um dente de leite, devido a uma queda por exemplo, é recomendado não recolocar o dente no lugar da perda e sim aguardar o nascimento do permanente. Esse procedimento é recomendado para evitar lesões no germe do dente permanente que se encontra em formação.



Júlia: visitas ao dentista desde os três meses a familiarizaram com o consultório e aos cuidados dentários






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 136 - junho de 2019

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601