linda insta

Reportagens Edição 143 - janeiro e fevereiro de 2020

Rainhas dos centenários


Quem são as soberanas que marcam a história de Cachoeira

 

Janice Bacchin Schneider, princesa da Festa  Nacional do Trigo, na revista O Cruzeiro, em 1956

 

O ano de 2020 é um marco importante para a história do município. No dia 5 de agosto, Cachoeira do Sul irá comemorar 200 anos, já tendo eleita a sua corte de soberanas em cerimônia realizada no dia 15 de dezembro. A data do evento, que integrou o calendário oficial de atividades da 50ª Semana de Cachoeira, não foi escolhida por acaso: em 1959, há 60 anos, a comunidade comemorou o centenário de sua elevação à categoria de cidade, com uma extensa programação que incluía a eleição da rainha do centenário. Como parte dessa história, o mais longevo e tradicional clube social de Cachoeira, a Sociedade Rio Branco (SRB), elegia a corte de seu centenário em 1996. Para inaugurarmos um novo ciclo em grande estilo, a revista LINDA conversou com as rainhas das gerações passadas e da atual. Confira!

 

A PRIMEIRA RAINHA
Rainha do centenário. “Eram bons tempos”, diz Janice 

Eleita rainha do centenário aos 19 anos de idade, JANICE MARIA BACCHIN SCHNEIDER, hoje com 79 anos, se recorda dos bons momentos vividos e das amizades formadas neste período. Atual vice-presidente da Casa da Criança Sagrada Família e dedicando-se aos cuidados do lar, era representante do Clube Comercial (onde já era rainha) no concurso, sendo eleita no dia 13 de dezembro, no Jockey Clube Cachoeirense, e tendo como princesas Sueli Müller e Pegi Estrázulas. Naquele dia foi oficialmente aberta a programação e disputado o Grande Prêmio Centenário de Cachoeira do Sul.
 
Aos 16 anos, Janice foi coroada princesa da Festa Nacional do Trigo, em 1956. O título teve grande repercussão à época, com fotos estampadas na primeira revista de circulação nacional do Brasil, O Cruzeiro, junto de autoridades como o então presidente da República Juscelino Kubitschek (JK), o vice-presidente João Goulart (Jango), o senador Assis Chateaubriand e outras. O registro aparece no documentário “Cachoeira do Sul 200”, obra do cineasta cachoeirense Cristianno Caetano.
 
“Participávamos de eventos na cidade, como o tradicional desfile em carro aberto. Dancei com o Chateaubriand na festa (foto na edição de O Cruzeiro) e tinha o vestido de gala, a faixa e a coroa guardados, mas nos mudamos de casa e as peças acabaram se perdendo”, recorda-se Janice, que na juventude estudou no Colégio Imaculada Conceição e tomava aulas de balé e piano.
 
Questionada sobre os atuais concursos de beleza, Janice acredita que houve avanço no perfil das candidatas: “Elas têm algo a dizer – antes não recebiam nenhuma preparação e ‘não podiam abrir a boca’ (risos). Ao mesmo tempo, as meninas da época tinham uma beleza mais natural, nada de maquiagem – apenas um blush e um batom de leve”. Janice é mãe de Rafael, 56, empresário, e de Paola Schneider, 49, agropecuarista, e avó de Marcela, 28, PhD em economia (eixo Barcelona-São Paulo), Mariana, 21, acadêmica de Arquitetura em Porto Alegre, e Antônia, 18, recém-aprovada em Agronomia.
 
PERFIL
* Uma palavra que te define: autêntica 
* Definição de beleza: uma alma pura e bondosa
* Peça-chave no guarda-roupa: camisa de manga comprida
* Uma qualidade: altruísta 
* Um defeito: franqueza 
* Hobbies preferidos: bordado e trabalho voluntário 
* O que te deixa feliz: filhos e netos
* Gula: chocolate
* Um projeto para o futuro: bisnetos (risos) 
 

 
RAINHA DA SRB
Gabriele Rohde, rainha adulta do centenário da SRB

A advogada GABRIELE FREITAG ROHDE ALMEIDA é lembrada até hoje como rainha do centenário da Sociedade Rio Branco. Eleita na categoria adulta aos 17 anos de idade, há 23 anos, Gabriele destaca que o título abriu portas em sua vida: “Fui convidada a participar do concurso e aceitei porque sempre fui ligada ao clube... durante o processo de preparação tivemos muitos eventos e participações, aprendi a desfilar e a me comunicar com menos timidez. Foi um período de amadurecimento e satisfação. Convivi com muitas pessoas, o que me trouxe mais desenvoltura”, conta ela, que na época era estudante do Colégio Rio Branco e esportista.
Hoje com 41 anos, sendo 15 deles na advocacia, Gabriele é filha do advogado Roberto Rohde 68, e da dona de casa Rosane Rohde, 66. Casada com o também advogado Tiberio Almeida, 41, é mãe de Catarina, 6. Ao comparar a evolução dos concursos, comenta a mudança nos padrões de beleza das candidatas: “Na época que participei, as meninas não exageravam nas produções e não faziam tratamentos estéticos. Era uma beleza natural, simples”.
 
PERFIL
"Sou reconhecida até hoje por ter sido a rainha do centenário”, fala Gabriele Rohde
 
* Uma palavra que te define: reservada
* Definição de beleza: é um estado de espírito, que vem de dentro para fora
* Peça-chave no guarda-roupa: vestido
* Uma qualidade: sinceridade
* Um defeito: ansiedade
* Hobby preferido: viajar com a família
* Um medo: doença
* O que te deixa feliz: estar em família
* O que te tira do sério: mentira
* Gula: massas e doces
* Um sonho de consumo: viagens
* Um projeto para o futuro: viver com a família em outro país por um período

 
RAINHA MIRIM
Maine Felix, rainha infantil do centenário da SRB
 
Com 10 anos de idade, a consultora de atendimento MAINE BORCHHARDT FELIX recebia a coroa de rainha infantil do centenário da SRB junto com Gabriele Rohde na corte adulta. Hoje com 34 anos, Maine disputou o título com outras 15 meninas, sendo convidada pelo clube a participar do concurso. “Lembro de me preparar para o desfile ensaiando em casa. Ser agraciada com o título me proporcionou novas amizades e receber o carinho da diretoria e da comunidade. Aprendi a honrar compromissos e a ter responsabilidades”, diz.
Então estudante da quarta série do ensino fundamental no Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, Maine era praticante de voleibol na escola e na SRB. Filha do aposentado João Batista Carvalho Felix, 63, e da maquiadora Saionara Borchhardt, 58, é casada com o advogado Julio Augusto de Oliveira, 39, e mãe de Martin, 5. Ela ressalta a valorização da beleza individual: “Padrões existem, mas cada pessoa tem a sua beleza. Cachoeira do Sul sempre foi conhecida por ser uma cidade de mulheres bonitas”. 

PERFIL
"O concurso marcou a minha infância”. Maine Felix
 
* Uma palavra que te define: espontaneidade
* Definição de beleza: elegância
* Peça-chave no guarda-roupa: calça jeans
* Uma qualidade: comprometimento
* Um defeito: acomodada
* Hobbies preferidos: ler, viajar e fazer caminhada
* Um medo: perder pessoas que amo
* O que te deixa feliz: estar em paz e viver bons momentos
* O que te tira do sério: mentira
* Vício: sushi
* Um sonho de consumo: conhecer a ilha de Bora Bora, na Polinésia Francesa
* Um projeto para o futuro: concluir meus estudos
 
 
RAINHA DO 
BICENTENÁRIO
Thaynara Santos é a rainha dos 200 anos de Cachoeira

Recém-empossada rainha da corte das soberanas dos 200 anos de Cachoeira do Sul, THAYNARA SANTOS SANTOS, de 17 anos de idade, é estudante do terceiro ano do ensino médio no Colégio Marista Roque. Essa é a primeira vez que Thaynara participa de um concurso de beleza, e conta que tomou a decisão motivada em sair de sua zona de conforto e demonstrar o seu conhecimento e carinho para com a cidade e o nosso povo. “Meu processo de preparação vem desde uma infância totalmente voltada ao tradicionalismo, desenvolvendo, então, a parte cultural sobre o estado e a cidade”, diz. Ela é filha de Daiane Santos, 34, auxiliar administrativo, e de Jonas Daniel Santos, 39, primeiro-sargento do 3º Batalhão de Engenharia de Combate.  
 
PERFIL
* Uma palavra que te define: simplicidade 
* Definição de beleza: inteligência e carisma
* Peça-chave no guarda-roupa: vestido preto
* Uma qualidade: sinceridade
* Um defeito: impaciente
* Hobbies preferidos: tocar violão, dançar e cantar
* Um medo: perder minha mãe
* O que te deixa feliz: estar com pessoas que amo
* O que te tira do sério: falsidade
* Gula: chocolate
* Vício: centro de tradições gaúchas (CTG)
* Um sonho de consumo: casa própria
* Um projeto para o futuro: ser oficial militar do Exército
 
 
 
Fonte de pesquisa: Mirian Ritzel, pesquisadora, e blog do Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul





BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - (51) 3722-9600