linda insta

Reportagens Edição 143 - janeiro e fevereiro de 2020

Embaixadores de Cachoeira


Ex-atletas levam o nome da cidade país afora


Gustavo Cantarelli à frente da NBA Basketball School: “Cachoeira do Sul está no mapa mundial do basquete”


Eles rodaram o mundo, conquistaram pódios desejados e tornaram-se grandes nomes do basquete e do tênis no Brasil. Com tamanha gratidão, eles estão de volta com projetos em pleno desenvolvimento na cidade e compartilham novos passos para 2020.

 


GUSTAVO CANTARELLI

Atleta profissional de basquete por 12 anos (1994 a 2006), Carlos Gustavo Cantarelli, 44, mais conhecido como Meia ou Gaúcho, fez seus primeiros arremessos nas quadras da Sociedade Rio Branco (SRB) na infância, aos oito anos. Depois da primeira aula com o professor Maurício Malmann na escolinha da SRB, disputou cinco estaduais pelo clube antes de virar atleta com passagens por clubes renomados como Palmeiras, Pony Corinthians e Franca.


ESCOLA DA NBA
Desde 2007, Cantarelli passou a atuar como técnico, sendo fundador da Rising Stars Brasil, escola de basquete com sede em Porto Alegre, onde reside atualmente. Através da empresa, realizou um feito inédito em Cachoeira: a inauguração da NBA Basketball School, programa de treinamento criado pela NBA, a principal liga de basquete dos Estados Unidos.
 
Em funcionamento há quase um ano no ginásio esportivo da SRB – tendo atualmente 45 alunos matriculados e dois professores habilitados –, ele fechou a parceria como uma demonstração de carinho pelo clube onde descobriu a sua paixão pelo basquete. “Eu sempre tive o sonho de fazer algo com o esporte na minha terra natal. Com a ajuda de pessoas queridas e que querem ver o basquete de Cachoeira florescendo, deu certo”, fala Cantarelli.
 
Em 2019, a Rising Stars oportunizou a vinda do ex-jogador de basquete Derrick Lang-Hawkins e do assistente técnico Jonathan Cook, ambos norte-americanos, a Cachoeira. “Pela NBA School tivemos a equipe do Esporte Espetacular, da TV Globo, fazendo uma reportagem com a nossa atleta Mariana Zhan. Também levamos à NBA House, em São Paulo, técnico e atleta nossos”, conta ele, que atua com a NBA School também na cidade de Caxias do Sul.
 
NOVIDADES
“No início de 2020 faremos um draft (seleção de novos talentos) e vamos ofertar bolsas para a NBA Basketball School através de um dia cheio de atividades e com um desafio final. Quem tiver interesse deverá entrar em contato conosco pelo e-mail contato@risingstars.com.br e nos acompanhar nas redes sociais @risingstarsbrasil e @embaixadordobasquete”, anuncia.
 
Além disso, Cantarelli planeja para este ano a promoção de uma série de ações visando a inserção de mais jovens na escola de basquete, além de trazer personalidades de renome nacional e internacional no esporte a Cachoeira: “Por meio da Associação Cachoeirense de Basquete (ACB), queremos montar uma equipe para disputar a Copa RS Master, competição que organizo”.
 
 
“Nossa meta é abranger mais alunos este ano”, diz Nelson Aerts, sobre o Projeto Massificação, do Instituto Tênis, no município

 
NELSON AERTS
Com uma carreira de mais de duas décadas no circuito profissional de tênis, Nelson Aerts, 56, o Neco, foi aluno-atleta da Northwestern State University da Louisiana, nos Estados Unidos, e chegou a figurar entre os melhores 100 tenistas do mundo. Mas seus primeiros passos no esporte começam na SRB. “Cachoeira é a cidade símbolo do meu apreço, tenho maior carinho pela cidade”, diz ele, que atualmente reside em São Paulo, onde é sócio-proprietário da Try Sports ao lado do também ex-tenista Danilo Marcelino. A empresa promotora esportiva realiza eventos competitivos de tênis e golfe em todo o Brasil, com abrangência nos EUA.
 
Destro, Aerts ocupou a 109ª posição na categoria simples (em 1986) e a 80ª na dupla (1990). Acumula uma série de medalhas nacionais e internacionais, entre essas: campeão brasileiro juvenil (1975 e 1977) e adulto (1983 e 1986) e de pan-americano por equipes em Havana, Cuba (1991). Nas duplas, alcançou três vezes as oitavas de final do US Open e uma de Roland Garros. Jogou os Grand Slams, os ATPs e a Copa Davis nos anos de 1984 a 1986 e em 1991. Foi vice-campeão dos ATPs de San José e de Adelaide e tem vitórias sobre a dupla dos irmãos Bob e Mike Bryan e de Rick Leach e Jim Pugh, que lideravam o ranking mundial na época.

INSTITUTO TÊNIS
Nelson Aerts é um dos responsáveis por trazer a Cachoeira o Projeto Massificação, iniciativa do Instituto Tênis (IT), um dos projetos mantidos pela Fundação Lemann, do empresário carioca Jorge Paulo Lemann, de quem é amigo. Através de uma parceria público-privada com a Prefeitura Municipal, a iniciativa, desenvolvida na SRB, tem por objetivo levar o tênis para as escolas públicas e privadas utilizando as aulas de Educação Física para iniciação da modalidade. Os alunos que se destacarem e demonstrarem interesse no esporte terão a oportunidade de treinamentos visando a qualificação e desenvolvimento de futuros atletas.
 
“O projeto iniciou em 2019 e conseguimos abranger 300 alunos do Colégio Ulbra São Pedro e da EMEF Alarico Ribeiro. O professor identifica dentro das escolas quem pode ser um futuro talento, que, uma vez selecionado, vai para a SRB tentar ser um atleta”, explica Aerts, destacando a magnitude dessa iniciativa que já impactou mais de 42 mil alunos no país.





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600