linda insta

Reportagens Edição 142 - dezembro de 2019

Festa em CONTA


Especialista dá dicas para  caprichar nas ceias sem gastar muito

 

 

Daniela Schmidt: “É possível ser feito um banquete saboroso bem preparado e econômico”


 

O fim do ano se aproxima, e com ele o Natal e o Réveillon. É tempo de comemorar a vida, de partilha, de comunhão e também de decorar a casa e preparar a mesa. Para muitos, esse é um desafio e tanto, principalmente quando o orçamento está curto. Mas não se preocupe: a LINDA foi atrás de uma especialista no assunto, a organizadora de eventos, decoradora e cerimonialista DANIELA SCHMIDT, 46, com 12 anos de atuação, para ensinar como arrasar na decoração e montagem das ceias de modo econômico sem abrir mão de toda a pompa que as datas merecem. Confira!
 
 
ALIMENTOS
 
* Os ingredientes precisam ser os mais frescos possíveis. O que for viável de ser encomendado com antecedência garante a qualidade e o custo reduzido. Quem deixa tudo para a última hora acaba encontrando as sobras, que normalmente são as mais caras.
* Cuidado para não comprar demais e haver desperdício, afinal de contas, isso aumenta o custo.

BEBIDAS
* A harmonização do cardápio com as bebidas também torna tudo mais delicioso. Escolher o espumante, vinho ou cerveja adequado a cada carne é essencial para agradar a todos.
* É possível comprar espumante de excelente qualidade a um custo bem acessível. Apenas uma garrafa possui quantidade suficiente para várias pessoas degustarem.
* Outra ideia mais econômica, mas que mantém um charme, seria o clericot.
 
 
10 DICAS – BONS & BARATOS
 
Para o Natal
 
* Os pratos indicados são aqueles que agradem ao paladar da família e dos convidados. No Natal, se não gostarem do tradicional peru, a troca pelo chester ou por frango é uma excelente opção
 
* Uma dica valiosa é o molho para acompanhar essas carnes. Outra proposta interessante seria o salpicão de frango, além de ser saboroso e ter um visual mais colorido e mais verão, afinal, nosso Natal ocorre na 
estação mais quente do ano
 
* De sobremesa mais econômica, temos as frutas em calda, que trazem todo um toque de gosto de “casa de vó”, tornando as memórias afetivas mais presentes nesse momento
 
* Outra opção é um refrescante sorvete com nozes quebradas, que são muito mais baratas que as inteiras
 
* Acrescentar uma salada de folhas acrescida de tomate-cereja ou ricota (mais barato que o parmesão) 
com algum molho de frutas agridoce.
 
Para o Ano Novo

* O tradicional lombo ou pernil de porco pode ser substituído por peças mais econômicas como nuca e peito, que, inclusive, são partes mais suculentas, menos secas
 
* Uma salada de folhas verdes acrescida de molho agridoce e colorido torna-se mais uma ótima opção
 
* E claro: uma linda salada tropical, leve e saborosa, com iogurte natural dá um colorido lindo na mesa
 
* Farofa com um toque de nozes ou passas de frutas fica gostosa e acresce mais um prato às refeições
 
* Em ambas as ceias, arroz de acompanhamento é essencial. Uma dica é acrescentar nozes quebradas ou passas de frutas.
 
DECORAÇÃO
 
Nossa casa e nossas recepções precisam ter a identidade de quem está recebendo. Não é necessário altos custos nesse sentido, o importante é focar no bem receber. Anote:

* O ideal em matéria de economia é sempre usar acervo já existente na residência. Opte por uma louça que pode ser mesclada com vários copos, louças e talheres diferentes. Caso não tenha a quantidade necessária, faça a locação desses materiais, que têm um custo baixíssimo e fazem diferença no resultado final.
 
* Em decoração de ambas as ceias é essencial o uso de velas. Elas trazem um charme e requinte a qualquer ocasião. Pode ser um mix de velas pequenas em vidros ou copos (de uso da residência) ou velas altas em garrafas de bebida vazias.
 
* Guardanapos de tecido ou até mesmo de papel podem receber uma dobra diferenciada e serem dispostos de forma charmosa na mesa. Com acabamento de uma pequena folha que se acha em qualquer rua ou jardim, dão o toque de delicadeza.
 
* Nominar os lugares com cartões ou folhas manuscritas mostra que quem está recebendo está oferendo além da comida e bebida, muito carinho e cuidado com cada convidado.
 
 
 
Não fique constrangido ao falar com seus convidados para fazerem a divisão dos custos das ceias e das bebidas. Afinal de contas, o importante é ser feliz com aqueles que amamos





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600