linda insta

Reportagens Edição 141 - novembro de 2019

ETIQUETA DIGITAL


Guia básico para não passar vergonha na internet

 

 

Na era das redes sociais, todo mundo quer estar conectado, não é? No entanto, algumas pessoas acabam excedendo os limites ao expor demais a vida particular e da própria família ou ao debater assuntos que não lhe dizem respeito ou tampouco têm conhecimento sobre. Muito se fala em etiqueta social e pouco na digital, e ambas estão intimamente interligadas. É na internet que está o elo para estabelecer o marketing pessoal, construir um networking (rede de contatos) e alavancar a sua carreira profissional. Confira seis dicas para evitar gafes na web!

 

 
MANEIRE NAS SELFIES
Sabe aquela pessoa que posta várias selfies por dia fazendo bico de pato ou exibindo o corpo? Expor demais a imagem pode soar como narcisismo. Saiba dosar o ego e a vontade de aparecer a todo momento e a qualquer custo! Vale a regra: “Não tem nada interessante para publicar? Deixe para lá”. Antes de postar fotos ou vídeos zoados, sensuais ou comprometedores, ou depois de tomar uns drinques a mais, pense sempre em quem vai ver (família, namorado (a), chefe...) para evitar possíveis dores de cabeça e implicações. No futuro, fará diferença.

 
DE OLHO NOS LIKES
Tome cuidado com as curtidas indevidas nas redes sociais e no que você compartilha nos grupos de WhatsApp. Preste atenção no impacto que cada simples curtida ou postagem pode trazer no mundo real. Atenção ao curtir aqui ou acolá algum conteúdo inadequado ou de natureza duvidosa, não importa o que seja, toda ação deixa um rastro na internet. Através de suas atividades e curtidas é possível traçar seu perfil e gosto pessoal - basta que alguém esteja de olho, como já faz o algoritmo. Para refletir: Você age da mesma forma nas redes e na vida real?

 
CONDUTA 
PROFISSIONAL
 
As redes sociais podem ajudar, e muito, a construir e/ou melhorar a sua reputação, e também o contrário. Portanto, esteja atento ao que pode acabar manchando sua imagem, principalmente como profissional. No trabalho, você é avaliado o tempo todo e a sua imagem profissional é construída baseada em como os outros te enxergam. 
 

BOA POSTURA


Precisamos reforçar o óbvio: aja com confidencialidade e ética (informações da empresa, chefia, colegas ou clientes devem ser preservadas); avalie com cautela para quem e com quem irá compartilhar o que sabe e suas percepções; se você precisa enviar um recado em particular para alguém, fazer uma exigência ou cobrar algo, faça por mensagem privada; trate de assuntos estritamente profissionais nos grupos de WhatsApp do trabalho (nada de correntes, piadas e fofocas). Adotar uma boa postura nas redes sociais agrega credibilidade e profissionalismo ao usuário. A boa escrita permanece.  
 
 
SEM FAKE NEWS
 
Nada mais constrangedor do que compartilhar notícias falsas, as fake news. Antes de compartilhar algo, vale destacar que nem tudo que está na internet é verdade. Investigue se a fonte é confiável, verifique se consta no post o nome do autor ou do portal que veicula o suposto texto, vídeo, etc., a data da publicação e sua autenticidade e faça uma busca no Google para checar se aparecem mais resultados que apontam aquela notícia. Tome nota: nem tudo o que você não concorda ou alguém diz que é mentira pode ser taxado como fake news. Pintou a dúvida se a notícia é verdadeira? Consulte nos portais de checagem de fatos, os chamados fact-checking.
 
 
CHATO DE 
GALOCHA
Tenha cautela ao expor suas opiniões, especialmente sobre assuntos polêmicos. Avalie antes de fazer comentários desagradáveis, mandar indiretas ou compartilhar seus posicionamentos políticos, ideológicos, morais ou religiosos. Fuja das bolhas da internet: lembre-se que nem todo mundo pensa igual a você. Aproveite este espaço para exercitar a democracia, dialogar, refletir e ampliar sua visão de mundo, agindo com educação, respeito e bom senso. Lembre-se que se você for estúpido ou mal-educado, todos lembrarão disso. O que você posta nas redes diz muito sobre suas crenças, valores, preconceitos... e isso pode se voltar contra você!





BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - (51) 3722-9600