linda insta

Reportagens Edição 140 - outubro de 2019

A nova cara da saúde


Quem são os médicos recém-chegados a Cachoeira

 

 

Uliana Pedroso: “Sempre tive vontade de conhecer a Região Sul e morar no Rio Grande do Sul”
Gabriel Deheza
 

Com três décadas de existência, o Sistema Único de Saúde (SUS) é uma conquista não apenas do campo da saúde coletiva, mas da sociedade civil. Esse é um dos maiores sistemas públicos da área do mundo, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Em meio às mudanças de políticas públicas na saúde, os médicos são peças-chave fundamentais dessa engrenagem. Sendo muitos egressos de outros estados e até do exterior, três profissionais falam sobre suas experiências e expectativas nos cuidados com a saúde da comunidade.
 
 
NORTE A SUL

Natural de Rondônia, na Região Norte, a médica clínica geral Uliana Pedroso de Carvalho, 27, graduada há dois anos pela Universidad Nacional Ecológica, na Bolívia, presta atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) 14, do Bairro Marina, desde março último através do Programa Mais Médicos. “Quando surgiu a oportunidade de me inscrever no programa, de imediato já pensei em escolher um município com essas características. Foi quando descobri Cachoeira do Sul”, diz ela, em sua primeira atuação como médica. Casada com o acadêmico de Direito Luís Felipe Santos Muniz (25), mãe de Cecília (4) e grávida de sete meses, Uliana aguarda a liberação das inscrições para o processo de revalidação do diploma com intenção de fixar residência. “Fui bem acolhida desde o dia que cheguei junto com minha família. Como gestante, acredito que a maior dificuldade para se adaptar foi o deslocamento devido à pavimentação das ruas. Mas é uma cidade tranquila, e aos poucos vamos nos adaptando”, conta.
 
 
“É gratificante ajudar os cachoeirenses a terem uma qualidade de vida melhor”. Kennedy de Souza
 
DO ACRE PARA O SUL
Inscrito no Mais Médicos, o acreano Kennedy Marcelo de Souza, 30, médico clínico geral, passou a atuar como plantonista no Sistema Único de Saúde (SUS). Formado há seis meses pela Univalle, Kennedy, que vem de Curitiba (PR), onde residem seus pais, pretendia optar pela Região Litorânea ao fazer sua inscrição, mas devido a uma pane no sistema, ao final decidiu escolher Cachoeira. “Atuar na atenção básica e poder ajudar as pessoas é sempre bom, seja aqui ou em qualquer lugar que esteja, desde que seja genuíno”, conta ele, que atende na Unidade Básica de Saúde (UBS) 17, do Bairro Prado, e no Centro Social Urbano (US4, no Santa Helena). Sem previsão de fixar residência na cidade, Kennedy diz sentir falta da rotina de cidade grande, da família e dos amigos, mas se sente adaptado ao novo endereço. “Fui muito bem acolhido”, fala.
 

 
Alexandre Lemos: “Me sinto orgulhoso por fazer parte da saúde do nosso município”
Guadalajara Formaturas
 
DE VOLTA A CACHOEIRA
 
Formado pela Ulbra/Canoas, Alexandre Pedroso Lemos, 30, é médico clínico geral com um ano de atuação. Residiu em Porto Alegre e São Leopoldo durante nove anos e após cursar a graduação como bolsista ProUni retornou a Cachoeira, sua cidade natal. Especializando em medicina de família e comunidade, atende pelo Mais Médicos na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1, do Centro, desde dezembro último. “Desde que comecei a trabalhar na cidade, já pude perceber muito empenho dos profissionais de saúde e a presença de serviços de alta qualidade no município, os quais não deixam a desejar nem se comparados com serviços de cidades maiores, como são os exemplos da nossa atenção básica, oncologia, hemodiálise e outros”, conta ele. “Me sinto a cada dia mais realizado profissionalmente. Muitas vezes fui atendido por profissionais de saúde que hoje são meus colegas de trabalho, e é gratificante cumprir com as demandas que a população cachoeirense necessita, retribuindo o carinho que dedicaram a mim e à minha família”, diz Alexandre, noivo da assistente social Simoni Silva, 28.





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600