linda insta

Reportagens Edição 140 - outubro de 2019

A vez do padel


Quem são as mulheres que arrasam no padel?


 

Tatiane Hörbe e Lucas Macedo, à frente do Compadel: “Nossa meta é colocar Cachoeira na linha de grandes torneios”


 

Você já ouviu falar no padel? Ele é um esporte em ascensão que vem conquistando muitos adeptos no Brasil. Inaugurado em agosto, o Compadel (clube de padel) é referência na Região Centro por promover e oportunizar o encontro de atletas e praticantes desta modalidade.

Jogado em duplas, com raquetes e uma bola, o esporte mistura elementos do tênis, squash e frescobol. Com quadras e torneios pelo mundo, o padel possui atletas gaúchos consagrados, como Pablo Lima, Manuela Schuck e Júlio Julianoti, que veio a Cachoeira do Sul na inauguração do clube. Também tornou-se febre entre os jogadores de futebol Neymar, Piqué e Puyol.

Ficou interessado em saber mais sobre o esporte? O casal de empresários Tatiane Hörbe (30), administradora, e Lucas Macedo (31), engenheiro agrônomo, ambos praticantes de padel, abriu as portas do Compadel para a LINDA e explica como jogar, regras e torneios. Uma turma de mulheres que vem se destacando no esporte fala de sua experiência e benefícios também.

 
COMO FUNCIONA
 
Na quadra, em um ambiente cercado por paredes de cimento, grades ou vidros (fundos e laterais) e dividido por uma rede, quatro jogadores são divididos em duas duplas. Raquetes em mãos, rebatem a bola e contam com o auxílio das paredes para colocá-la em jogo. O padel apresenta diferenças nas regras, como no saque, golpes e sistema de pontuação, além das dimensões da quadra, que são de 20 metros de comprimento por 10 de largura.
 

 

O QUE DIZEM AS ATLETAS

"Conheci o padel através do meu namorado. Ele começou a jogar, eu me interessei e resolvi tentar. Resultado: acabei gostando! De uma forma geral, o esporte mudou a minha vida, mas o padel é uma atividade muito prazerosa, além de ser fácil de jogar, pois não é preciso tanta técnica para quem quer começar. É um ótimo esporte para quem quer se divertir”.
Carolina Gewehr Bender, 30, personal trainer

 

 

"Comecei a jogar padel na primeira quadra em Cachoeira. Já jogava tênis e foi uma consequência, até ganhar o primeiro torneio. Como é um esporte em duplas, ele propicia a formação de amizades e a evolução nos treinos, garantindo recreação e boa forma”.

Juliana Marisa Machado Lima, 69, professora de tênis

 

 

"O padel me foi apresentado há cerca de 25 anos, na inauguração da primeira quadra em Cachoeira, depois, na Sociedade Rio Branco (SRB). Jogava tênis e praticava taekwondo e queria um esporte mais descontraído: foi aí que encontrei o padel. Competi em vários torneios na cidade e em Santa Cruz e formei muitas amizades. Não quero parar de jogar nunca!”. 

Rosane Radunz Bartmann, 55, empresária

 

 

"Tive uma rápida experiência com o padel há 15 anos, em Camaquã (RS), cidade onde morava. Agora, com o Compadel, tenho a oportunidade de retomar esse esporte apaixonante que estimula uma competitividade sadia, proporciona elos de amizade que transcendem as quadras e permite a participação da família. O casal compete e se diverte junto”.

Carla Juliana Mallmann Gonçalves, 32, coordenadora administrativo-financeiro

 

 

"Ingressei no padel há 24 anos, a convite da Maria Inês Bacchin, que trouxe este esporte para Cachoeira. É puro lazer e oportuniza bons momentos com as amigas. O ideal é que tivessem mais jogadoras para melhorar nosso desempenho. Somos bem receptivas e quem quiser jogar conosco, com certeza, vai gostar muito”. 

Nádia Menti Wiebbelling, 65, aposentada

 

 

"Entrei no padel na inauguração da primeira quadra em Cachoeira. O esporte traz muitos benefícios, garante lazer e mantém o corpo e a mente saudáveis. Também ajuda a manter as amizades e proporciona momentos agradáveis”.

Bárbara Malater de Oliveira, 63, aposentada

 

 

TORNEIOS

A Cobrapa (Confederação Brasileira de Padel) é a entidade máxima que rege o esporte no país. Realiza o Campeonato Brasileiro de Padel, com várias etapas, e convoca jogadores para representarem o país em torneios internacionais. Uma partida de padel pode durar de 30 a 40 minutos e se estender por duas horas. Na categoria profissional há a presença do juiz árbitro.

 

Há campeonatos a nível estadual e o circuito gaúcho regulamentados pela Cobrapa, Federação Gaúcha de Padel (FGP) e Associação dos Padelistas Brasileiros (APB). Todo final de ano, as categorias amadoras podem disputar o ranking de acesso à Seleção Brasileira amadora e internacional. Em novembro, o Brasil vai abrigar a primeira etapa mundial de padel, o WPT, em São Paulo.

 

O COMPADEL

Ambientado em um prédio com estrutura de 940 metros quadrados, está dividido em sete ambientes: duas quadras, vestiários, loja de esporte (roupas e materiais de padel), área gourmet, espaço de convivência, espaço kids e lounge com churrasqueira (parte externa). Possui rampas nas áreas de acesso e de saída com acessibilidade. 

 

CURIOSIDADES

Criado em alto-mar, a bordo de navios ingleses, por volta de 1890, o padel foi aperfeiçoado na Espanha, chegando mais tarde às Américas, México, Argentina e Brasil.

Tatiane Hörbe joga profissionalmente em torneios estaduais há três anos, como em Bento Gonçalves e Pelotas, e pertence à Liga Feminina de Padel, de Santa Maria.

 

 

“É um ambiente familiar, com espaço preparado para acomodar toda a família, como se fosse a extensão de casa. Há a opção de beber chopp, entreter as crianças e jogar padel”, convidam.

 

 

7 BENEFÍCIOS DO PADEL

* Tonifica músculos (braços, pernas e tronco)

* Fortalece o sistema cardiovascular

* Melhora a coordenação motora e a concentração

* Favorece a agilidade e a noção espacial

* Otimiza a atividade neuromuscular

* Auxilia na perda de peso

* Ajuda a reduzir o estresse

 

O padel é uma modalidade inclusiva, que pode ser praticada por todos, desde crianças até idosos, homens e mulheres, com mais ou menos aptidões físicas e/ou desportivas. !






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600