linda insta

Reportagens Edição 139 - setembro de 2019

De dar água na boca!


Mitos e curiosidades sobre o chocolate

 

 

Majara Florence, empresária: “Os chocolates sempre estão em alta”


 

A história do chocolate remonta há 1,5 mil anos antes de Cristo e vem da civilização olmeca, que habitava o México na época, sendo aproveitado pelos maias posteriormente. E hoje, essa iguaria produzida em todo o mundo segue na preferência de consumo do público em várias formas e sabores. Quando se fala em doce, MAJARA FLORENCE, 40, é referência no assunto. Proprietária da Cioccolato, loja especializada em chocolates artesanais e com 12 anos de atividade, ensina como escolher o melhor chocolate de acordo com seu gosto. Confira!

 

 

TIPOS DE 

CHOCOLATE

 

Os mais procurados são o chocolate ao leite e o branco, além do meio amargo e o 70% cacau, destaca a empresária. “O chocolate ao leite tem um percentual maior de leite, cacau e leite estão em equilíbrio – é o preferido do brasileiro. O chocolate branco é elaborado com manteiga de cacau e leite (não contém massa de cacau)”, explica.

 

PRODUTO DE

QUALIDADE 

 

Um bom chocolate deve começar a derreter rapidamente quando segurado nas mãos. Conforme Majara, “isto é sinal de que ele tem alto teor de manteiga de cacau. Muitos utilizam os chamados ‘chocolates hidrogenados’, que, na verdade, não são chocolates, são coberturas. Eles têm a manteiga de cacau substituída por gordura vegetal e embora não derretam com facilidade e sejam mais baratos que os chocolates verdadeiros, o sabor é inegavelmente diferente de um chocolate puro (que é a minha especialidade)”, diz ela.

 

OPÇÃO SAUDÁVEL

 

O chocolate meio amargo tem o sabor do cacau mais acentuado, contendo uma maior concentração de cacau, em média 50%, como explica a doceira. “O chocolate 70% é o queridinho da ‘vida saudável’, com alta concentração de cacau. Ele tem menor quantidade de açúcares e ainda contém flavonoides, poderoso antioxidante. Em função disto e de outros benefícios, ele está presente nas dietas, mas, na análise geral do conteúdo calórico, todos (ao leite, branco, meio amargo e 70%) contêm o mesmo percentual”, esclarece.

 

 

 

5 DICAS PARA IDENTIFICAR UM BOM CHOCOLATE

 

1 Os chocolates são reconhecidos pelo aroma – Eles não devem ser excessivamente doces
 
2 Sabor – O chocolate contém uma infinidade de sabores e aromas que continuam a se desenvolver na boca. Os sabores básicos são um amargor com uma pitada de acidez e o doce pouco azedo com um pequeno toque de sal, que ajuda a liberar os aromas do cacau
 
3 Observe a aparência do chocolate – Ele deve ser homogêneo, liso e brilhante
 
4 Atenção ao “som” – O chocolate deve ser fácil de partir. Se estilhaçar, é sinal de que é muito seco. Se resistir à ruptura, é muito gorduroso
 
5 Experimente com o toque – O chocolate com alto teor de manteiga de cacau deve começar a derreter nas mãos, e na boca deve ficar extremamente fino e derreter rapidamente

 

 

 

Os chocolates puros têm uma série de restrições em relação a umidade e temperatura elevada. Em períodos de calor, caso o evento ocorra em local não climatizado, é praticamente impossível contar com esta iguaria, a menos que não seja chocolate, e sim cobertura. !






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600