linda insta

Reportagens Edição 135 - maio de 2019

Mulheres incríveis


Quem foram as homenageadas da festa da Linda

 

 

Elas são as mulheres-maravilha do mundo real, cada uma em sua área de atuação profissional, superando desafios, ultrapassando limites e desconstruindo barreiras. No mês de maio, em que a revista Linda comemora seus 12 anos de história, não poderíamos deixar de homenagear mulheres que nos inspiram e são referência na sociedade cachoeirense pelo amor, determinação e dedicação ao que fazem. A seguir, confira um perfil com as eleitas.

 
 

Leila Spanemberg
ERNANI MARQUES

Médica ginecologista e obstetra graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Leila Spanemberg, 43, atua em consultório particular e como plantonista na maternidade do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) desde 2005. Integrante do Grupo Dona Cegonha, é grande defensora da humanização do nascimento e incentivadora do parto normal.

Lodia Cauduro


Aos 13 anos de idade, Lodia Norma Dumke Cauduro, 74, adquiriu a tão sonhada independência financeira ao tirar o curso de corte e costura e desde o ano de 1965 vem exercendo a profissão de forma ininterrupta no município. Natural de Paraíso do Sul, Lodia trabalha com confecção geral, vestidos de noiva, debutante e festas e ternos femininos, atendendo clientes do estado e de fora do país, como da Alemanha e dos Estados Unidos. Chegou a ter um ateliê próprio, atuando durante 40 anos com uma equipe de profissionais, e há 10 anos atua profissionalmente em sua residência.
 
 
Leidy Marques
ERNANI MARQUES

Referência no mundo do rodeio, Leidilena Marques Festinalli, a Leidy, 39, é empresária e laçadora. É idealizadora do rodeio feminino que reuniu mais de 300 competidoras do Rio Grande do Sul e de outros cinco estados, além de Argentina e Paraguai, em outubro de 2017, no Parque de Exposições Ivan Tavares. Diretora do Laço Prenda da Federação Gaúcha de Laço e presidente do Clube das Estrelas do Laço, Leidy é destaque em competições de laço individual e uma das laçadoras mais premiadas em provas em duplas, trios e equipes com homens, conquistando mais de 200 premiações na modalidade laço prenda.
 
 
Tatiana Proença
ERNANI MARQUES

Aos 16 anos de idade, Tatiana Proença da Silva, 43, começou a trabalhar no salão de beleza Espelho Mágico como auxiliar de serviços gerais, tornando-se proprietária do estabelecimento após seis anos. Adquiriu uma sede própria ampla e aumentou a equipe de sete para 25 profissionais. Hoje, é referência em sua área de atuação como cabeleireira no município.
 
 
 
Joseane Bredow
ERNANI MARQUES

Proprietária e diretora executiva da Viandas Refeições Empresariais, Joseane Bredow, 39, iniciou no ramo em 2003, de maneira informal, com entrega de viandas a domicílio junto com o marido Anderson Santos. Passou de 12 para quase mil encomendas com a inauguração da empresa especializada em refeição coletiva, atendendo o setor empresarial e de eventos, além de festas de casamento, formatura, aniversários e coffee breaks, com alimentação diversificada, de confiança e de qualidade. Credenciada ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), a empresa completa em novembro próximo 15 anos de atividade no município. Ao lado de Anderson, Joseane também assume a Volles Haus Restaurante e Café Colonial há quatro anos. Inspirado na gastronomia germânica, o estabelecimento dispõe de um extenso cardápio, com almoço, pães, cucas, tortas, bolachas caseiras, bufê de doces e salgados e produção de sopas durante o turno da noite no inverno.
 
 
Rosana Azevedo


Com 31 anos de atuação, sendo 26 anos em Cachoeira do Sul, 12 em Florianópolis (Santa Catarina) e cinco em Pantano Grande, a advogada Rosana Nascimento Azevedo, 60, atua nas áreas previdenciária e cível, e junto ao Escritório Rosana Azevedo Advocacia atua também na área trabalhista. Trabalhou na Prefeitura Municipal, na diretoria de patrimônio e procuradoria jurídica, e na jurídica da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e presidiu a comissão de defesa do consumidor. Sua equipe é formada por mais três advogados, uma assessora jurídica, dois colaboradores e dois estagiários de Direito. É presença solidária e atuante na festa comunitária A Praça é Nossa, prestando esclarecimento jurídico no tradicional evento promovido pelo Jornal do Povo, e também voluntária da Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC).
 
 
Cecília Chaves
SÉRGIO ELLWANGER

Psicóloga há 18 anos atuando em clínica e empresarial, Cecília Chaves, 49, é proprietária da Clas Psicologia, com filial em Agudo. Professora na Faculdade América do Sul, de Novo Cabrais, possui extensa formação em sua área de atuação. É palestrante e mentora de mudanças comportamentais, especialista em gestão de pessoas e expertise em gestão de conflitos e em dinâmicas de grupo. Presidente da centenária Sociedade Rio Branco, é a primeira mulher a ocupar este cargo na história de 122 anos do clube. Reconhecida como liderança comunitária e como mulher de negócio a nível estadual e nacional pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é vice-presidente regional da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul). Também é membro ativo da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul (Cacisc), Sindicato do Comércio Varejista de Cachoeira do Sul (Sindilojas), Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), Rotary Club Arrozais e Grupo Harmonia.
 
 
Fran Dias
ERNANI MARQUES

A empresária Francieli Gai Dias, a Fran, 40, é instrutora e proprietária da Sonhos sobre Rodas Cachoeira do Sul, escola pioneira de patinação artística na cidade, e do Studio Pilates Fran Dias. Natural de Caçapava do Sul, é profissional de educação física com 16 anos de formação pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e responsável por apresentar os mais modernos cursos, técnicas e aparelhos de academia ao público cachoeirense.
 
 
 
Valandra Soares
ERNANI MARQUES

Proprietária do PerTutti Restaurante e da nova cafeteria Doce Café, no Orlando Plaza Shopping, Valandra Soares, 35, é consultora de alimentos, com 10 anos de atuação na área. Possui curso incompleto em Gastronomia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e é técnica em enfermagem formada pelo HCB.
 
 
Danúbia Cremonese
JOICE BERNARDI

A relações-públicas Danúbia Cremonese Sehn Melatti, 37, é empresária no segmento de gelados comestíveis e atua no setor de comunicação da indústria e comércio da Doce Deleite há 14 anos e já empreendeu na cidade no segmento de milk-shakes e paletas mexicanas. Recentemente inaugurou, ao lado do esposo Marcelo Melatti, a açaiteria da Doce Deleite como mais uma inovação da empresa na cidade. Natural de Arroio do Tigre, Danúbia é pós-graduada em comunicação empresarial e mestre em desenvolvimento regional.
 
 
Iara Staevie


Das artes plásticas para a culinária. Iara Mariza Staevie Ramos, 63, é professora aposentada de Educação Artística e há quase duas décadas é proprietária do restaurante e confeitaria Amor à Primeira Mordida. Sua trajetória como empreendedora iniciou com venda de sanduíches nas lojas de conveniência. Em seguida abriu a confeitaria, inicialmente sediada em um pequeno espaço físico cedido pela sogra Irene Ramos (já falecida), e oito anos após, o restaurante Amor à Primeira Mordida, com maior espaço e clientela. Reinaugurado em novembro último, o endereço dispõe de um cardápio diversificado, com pratos saudáveis e especiais, além de tortas, sucos naturais e detox.


Liziane Larrondo
ERNANI MARQUES

Presença atuante nos maiores e mais variados eventos sociais da cidade, Liziane Larrondo, 45, é decoradora e cerimonialista com 15 anos de atuação no mercado. Com criatividade, bom gosto e presteza, Liziane assume formaturas, casamentos, aniversários e confraternizações particulares, empresariais e solidárias, sendo capaz de reinventar ambientes com elegância e naturalidade. É também sócia-proprietária da Le+Li Gourmet, serviço de bufê em parceria com Luiza Tavares, com abrangência também na região e estado.
 
 
Majara Florence
ERNANI MARQUES

Do ramo administrativo-pedagógico em uma escola de cursos profissionalizantes para a fabricação de doces artesanais. Foi assim que nasceu a Ciocolatto, empresa de Majara Florence, 39, uma das mais renomadas doceiras da cidade. Com 12 anos de atuação no ramo da confeitaria como microempresária, Majara iniciou com a venda de doces na rua durante cinco anos, até abrir a loja física na cidade há sete anos. Preparados com produtos de qualidade, são mais de 60 tipos de docinhos, chocolates, bolos no palito e naked cake personalizados.
 
 
Lia Trevisan
ERNANI MARQUES

Proprietária da butique ByLya, Lia Rejane Priebe Trevisan, 67, é professora de Geografia aposentada e apaixonada por moda. Começou a empreender com uma pequena loja de moda íntima no ano de 1992, ampliando para o comércio de uniforme escolar e enxoval de bebê com ênfase no bordado eletrônico. Está à frente da única loja com pronta entrega de uniformes escolares. Atualmente conta com tendências de moda feminina da Serra Gaúcha, complementada com produção própria de semijoias folheadas em correntaria e couro.





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600