linda insta

Reportagens Edição 135 - maio de 2019

De bolso cheio


Onde posso fazer meu dinheiro render?

 

Fábio Kanno, bancário: “Quando conseguimos fazer sobrar dinheiro podemos fazê-lo trabalhar a nosso favor, aplicando-o em produtos de investimento, e começar a ter rendimento sobre ele”

Saber onde investir é fundamental para alcançar seus objetivos financeiros. Para quem está pensando em começar a investir, separamos algumas dicas do bancário FÁBIO SHOITI KANNO, 36, pós-graduado em gestão de negócios pela ESPM, com 15 anos de atuação.

 

Conforme Fábio, existem outros tipos de investimento que também são viáveis para formar uma “carteira de investimentos”, porém, deve-se estar atento a eventuais riscos. Para tanto, existe um questionário de perfil do investidor disponível em instituições financeiras. “O melhor seria se consultar com o seu gerente de contas (bancos) ou gerente financeiro (bancos de investimento e corretoras)”. !

 

Poupança:
permite aplicação de valores baixos, que variam de acordo com a instituição financeira. Sua rentabilidade hoje gira em torno de 0,37% ao mês.

Letras do Tesouro Nacional:
chamadas de LTN, são títulos com rentabilidade definida (taxa fixa) no momento da compra, portanto, o investidor sabe exatamente a rentabilidade a ser recebida no vencimento do título. Quando você aplica no Tesouro Direto, é como se estivesse emprestando dinheiro para o Tesouro Nacional financiar investimentos em projetos do governo federal e ele irá te pagar no prazo estabelecido e com taxa fixada no título. É indicado para investidores que acreditam que a taxa de juros pré-fixada na LTN será maior do que a taxa básica de juros (Selic) ou que a taxa da inflação (IGPM ou IPCA).
 
Certificado de depósito bancário:
conhecido como CDB, é um título de renda fixa oferecido pelos bancos, um dos investimentos mais tradicionais para pessoas que estão começando a aplicar e querem um rendimento melhor que a poupança e com segurança. O imposto de renda incide sobre a rentabilidade do CDB e é de forma regressiva, conforme o prazo.
 
Previdência privada:

é um sistema de acumulação complementar à previdência social que visa manter o padrão de vida na aposentadoria ou quando a capacidade produtiva diminuir. Então é um tipo de investimento que você deve se programar para fazer mensalmente para ter um futuro mais tranquilo. Em geral, esse tipo de produto pode ser visto como investimento ou como complemento de renda. 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600