linda insta

Reportagens Edição 134 - abril de 2019

Estrela DO JORNALISMO


Autora de livros, Maria Paula é especializada em política e atua na França
EMMANULLE BERNARD

 
Polo da imprensa na região central do estado, Cachoeira do Sul é terra de jornalistas de destaque país afora. Um destes grandes nomes é MARIA PAULA CARVALHO, 44, graduada em Jornalismo pela PUC-RS com mestrado em comunicação social pela PUC-RJ e mestrado internacional em jornalismo político pela Columbia Graduate School of Journalism, em Nova Iorque (EUA).
Apresentadora e repórter de televisão há 20 anos, Maria Paula reside atualmente em Paris, onde integra a equipe de jornalistas da Rádio França Internacional (RFI), rádio e portal de internet mantidos pelo governo francês, voltada para a cobertura internacional feita para o público brasileiro. “Atualmente cubro assuntos que abrangem os desafios da União Europeia, como a crise migratória e as mudanças climáticas, passando pela instabilidade no Oriente Médio, além do cotidiano de países da África, Ásia e Estados Unidos”, conta ela, convidada para atuar como analista política sobre as eleições de 2018 do Brasil no canal de TV France 24.
 

CHRISTIAN PARENTE
 
SOBRE MARIA PAULA

Filha de João Claudio Carvalho, 77, bancário aposentado, e Berenice Schmidt Carvalho, 70, professora aposentada, Maria Paula ganhou o título de Princesa da Fenarroz em 1992. No final daquele ano mudou-se para Porto Alegre para prestar vestibular. Fez toda a sua formação escolar no Colégio Barão do Rio Branco e participou de competições de natação pela equipe da Sociedade Rio Branco. “Minha maior referência em Cachoeira do Sul sempre foi a minha avó, Maria Carvalho, já falecida. Sempre que posso aproveito para estar com meus parentes, como a tia Maria Tereza e os primos Andrea e Cláudio Carvalho, além de tantos outros”. Ela é casada com o empresário francês Benoît-Joseph Chaix, 53.
 
 
Lançamento do livro “Caravanas da identidade”, contou com a presença ilustre de personalidades como Willian Bonner (foto), Pedro Bial e Ana Paula Araújo, em 2010, no Rio de Janeiro
QUEM ACONTECE/ANA PAULA BAZZOLI
 

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Ao longo de sua carreira, Maria Paula acumula passagens pelos departamentos de telejornalismo da TV Globo e Globo News, no Rio de Janeiro (2000 a 2014). Como repórter, fez coberturas para programas como Jornal Nacional, Jornal da Globo, Bom Dia Brasil e Jornal Hoje. Como âncora de telejornal, atuou no Jornal da Globo News, Via Brasil, Almanaque e no Globo Comunidade. Foi também criadora e durante cinco anos produtora e apresentadora do Diversão & Arte, coluna semanal sobre cultura e entretenimento exibida no RJTV.

Pertence à equipe de repórteres da Rede Globo vencedora do Emmy Award 2011 – prêmio para os melhores programas da TV americana –, pela cobertura “War on Drugs” (“Guerra contra as drogas”), tendo participado in loco da cobertura da ocupação do Conjunto de Favelas do Alemão pelas Forças de Paz. Além do jornalismo geral, possui larga experiência na cobertura de grandes eventos esportivos, como da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Pan Americanos de 2007, tendo sido mestre de cerimônias dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

No estado, já atuou na RBS TV e na TV Com, em Porto Alegre, nos programas de debates e entrevistas, e na Fundação Cultural Piratini – Rádio e Televisão Educativa. Também é membro do IVOH – conhecido como Imagens e Vozes de Esperança (IVE) – uma rede de comunicadores voluntários que dialoga sobre a mídia como agente de transformação global.

PUBLICAÇÕES

Relacionando a atividade prática da reportagem com o estudo acadêmico, Maria Paula escreveu dois livros. No país, os títulos “Brasil, a reconstrução – Caminhos para um crescimento sustentável” (Editora Sulina, 2018), lançado em Cachoeira do Sul em abril do ano passado, e “Caravanas da identidade – Por dentro da maior reportagem do Brasil e perto dos brasileiros” (Editora Sulina, 2010). Nos Estados Unidos, é autora da tese “Master thesis: ‘Brazil, is the future now?’”, uma análise da situação econômica e social do Brasil, com foco em política e no combate à corrupção, divulgada em publicações como a revista econômica Americas Quarterly.
 
 
CHRISTIAN PARENTE
 

DESTAQUES DO JORNALISMO
Régis Rösing (jornalista esportivo e repórter da Rede Globo), Alexandre Garcia (jornalista e colunista de política), Carlos Dorneles (jornalista e escritor), Mauro Borba (jornalista, radialista e diretor de rádio), Edegar Schmidt (jornalista esportivo), Laerte de Franceschi (jornalista esportivo, integra a equipe GVC.fm), Nilton Fernando (jornalista e locutor), Domingos Martins (jornalista e radialista). 





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600