linda insta

Reportagens Edição 132 - janeiro/fevereiro de 2019

7 cuidados COM O CARRO ANTES DE VIAJAR


Manutenção preventiva ajuda a evitar acidentes e imprevistos na estrada

 

Nas férias de verão e nos feriados, as estradas lotam e ficam mais suscetíveis a congestionamentos. Para garantir a sua segurança, bem como a dos passageiros e de outros motoristas, é fundamental realizar a manutenção preventiva do veículo. Veja o que você deve levar em conta no check-list abaixo.

PNEUS

Não basta fazer a calibragem, faça também a verificação. Realizada desde que não estejam gastos, a verificação dos pneus serve para sinalizar se há diferenças de pressão no carro carregado e vazio por meio do TWI (indicador de desgaste do pneu), que são as saliências entre as ranhuras. 

 

ÓLEO E FILTRO
Além de somente checar o nível, o óleo precisa ser trocado periodicamente conforme recomendação do fabricante do carro (por quilômetro rodado ou tempo de uso). As substituições devem seguir as mesmas especificações da montadora. É recomendada a substituição do filtro de óleo a cada nova troca do óleo lubrificante.
 

COMBUSTÍVEL E FREIOS
O abastecimento em postos de combustível de confiança é imprescindível, pois a má qualidade do produto pode formar sujeira e provocar entupimentos. Já o sistema de freios necessita de revisão a cada 10 mil quilômetros ou conforme orientação do manual de cada veículo, assim como o fluido do freio. 
 

ARREFECIMENTO
Deve seguir a recomendação do fabricante, que orienta utilizar produtos normais (minerais) e de longa duração (fluido orgânico – OAT). É importante manter o líquido de arrefecimento do radiador no nível adequado, conforme as marcações do reservatório de expansão, para evitar o aquecimento do motor.
 

SUSPENSÃO, BATERIA E PALHETAS
Estes itens precisam ser vistoriados a cada 10 mil quilômetros, incluindo a geometria e o balanceamento. Devem ser avaliados também os amortecedores, molas, buchas e batentes, inclusive a bateria, pois sofrem desgaste naturalmente com o tempo de uso. Outro item fundamental são as palhetas, que não devem estar tortas nem com a borracha ressecada.
 

PAINEL E LÂMPADAS
Jamais viaje com alguma lâmpada queimada. Além de perigoso, ainda é passível de multa. O painel indica as condições do veículo, por isso, em caso de dúvida sobre o significado das luzes, consulte o seu manual.
 

ITENS DE EMERGÊNCIA
Verifique se todos os componentes básicos de segurança estão no lugar, entre eles, o triângulo de sinalização, o macaco, o estepe e a chave de roda.  






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600